Entre os dias 8 e 12 de julho, o ICC recebeu estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país para o VI Curso de Inverno do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB). Durante uma semana, os participantes estiveram em contato com as pesquisas desenvolvidas no instituto e com os profissionais que as realizam, acessando as instalações onde elas acontecem.

Fiocruz Paraná presente na 76ª. SBPC

segunda-feira, 15, julho , 2024 by

Realizado na Universidade Federal do Pará, o evento reuniu cientistas, estudantes, professores e sociedade em geral para debater temas do universo da ciência e popularizar o conhecimento científico, aproximando-o da população.  Anfitriã da Fiocruz em 2023, quando o evento ocorreu em Curitiba, a Fiocruz Paraná participou este ano no Pará com a realização de atividades de divulgação científica, além de integrar a programação científica do encontro. 

Eles passaram por um rigoroso treinamento, que incluiu simulações de incêndios, práticas de primeiros socorros e exercícios de evacuação de áreas. Essa capacitação é essencial para garantir que os brigadistas estejam preparados para agir rapidamente e com eficácia em qualquer eventualidade.

Entre os dias 10 e 12 de junho, a Fiocruz Paraná recebeu o pesquisador Álvaro Bertho, do Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Ele ministrou um treinamento intensivo para pesquisadores e estudantes da plataforma de Citometria de Fluxo, além de participar de um seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná.

De 27 a 29 de maio, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) realizou a 32ª Reunião Anual Científica da Fiocruz (Raic/Fiocruz). Na edição de 2024, foram apresentados 27 projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica de universitários beneficiados pelos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic e Pibiti) da Fiocruz.

Pioneira na vigilância das variantes de SARS-CoV-2 durante a pandemia, a Rede Genômica da Fiocruz, expandiu seu foco após o fim da emergência de saúde relacionada à COVID-19, passando a incluir a vigilância dos sorotipos de dengue que circulam no país. A coordenação da Rede Genômica na Fiocruz Paraná, realiza a vigilância dos sorotipos do vírus que circulam no Paraná e Santa Catarina. Leia a entrevista sobre o tema com o pesquisador Tiago Gräf.

O evento reuniu 320 participantes em três dias de programação. As atividades dos dois primeiros dias incluíram mesas redondas que abordaram temas como a internacionalização da pesquisa, inteligência artificial, indicadores de qualidade da comunicação científica e prospecção tecnológica e científica. No último dia, aconteceram dois minicursos, simultâneos e presenciais.

No dia 17 de maio, a Fiocruz Paraná realizou o seminário “Novos cenários da dengue na região Sul: perspectivas e desafios”. O encontro apresentou os cenários epidemiológicos da doença e as discussões incluíram temas como a produção de kits e a importância do diagnóstico, controle vetorial, manejo clínico da dengue e as ações da Fiocruz no enfrentamento das arboviroses.

Fiocruz celebra124 anos

quinta-feira, 23, Maio , 2024 by

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, a Fiocruz celebra os seus 124 anos de existência.  A programação conta com ações de promoção da saúde e apresentações culturais em diversos pontos do Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. Um dos destaques da comemoração é o lançamento, no dia 24, da nova marca da Fundação.

No dia 20 de maio, a Assessoria de Novos Negócios e Inovação da Fiocruz Paraná promoveu, em parceria com o PPGBB, o seminário sobre Covid-19, apresentado pelo médico Carlos Morel, ex-presidente da Fiocruz e membro da Academia Brasileira de Ciência. O evento, destacou a experiência do pesquisador, o único brasileiro integrante do grupo criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para investigar a origem do coronavírus.

TOP