A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento de divulgação científica do país, acontece a partir deste fim de semana na Universidade de Brasília (UnB), de 24 a 30 de julho. Com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, a programação híbrida contará com centenas de atividades gratuitas.

De volta ao formato presencial depois de duas edições virtuais, aconteceu nos últimos dias 26 e 27 a Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic 2022), do Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná), em Curitiba. O retorno contou com as apresentações dos projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica de 20 universitários beneficiados no último ano pelos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic e Pibit) da Fiocruz.

Aberto a toda a comunidade científica e aos colaboradores do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), um seminário especial do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia recebeu, no dia 11 de agosto, o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e ex-presidente da Fundação, Paulo Buss, para falar sobre “Saúde Global e Determinantes Sociais da Saúde”.

Parte das comemorações dos 12 anos do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), foi realizada, no dia 05 de agosto, a “Roda de Conversa De Cientista para Cientista”. Em formato online, o encontro reuniu as jovens participantes do projeto “Cientista-Madrinha” para conversar com pesquisadores da unidade. O evento abordou as vacinas como tema principal e foi transmitido em tempo real no canal do Youtube Extensão e Divulgação Cientifica/ Fiocruz Paraná.

No dia 05 de agosto, data em que se celebra o Dia Nacional da Saúde e o aniversário de Oswaldo Cruz, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinaram a formalização de duas iniciativas que visam o fornecimento de novas soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Parte das comemorações dos 12 anos do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), a Coordenação de Comunicação, Extensão e Divulgação Científica da unidade vai realizar a Roda de Conversa “De Cientista para Cientista”, no dia 05 de agosto, às 18h, em formato remoto. O encontro vai reunir as jovens participantes do projeto “Cientista-Madrinha”, selecionadas para participar das ações previstas no edital Mais Meninas na Fiocruz, no início de 2020. As pesquisadoras do ICC, Letusa Albrecht e Pryscilla Wowk, serão as convidadas especiais e falarão sobre o tema “vacinas” às pessoas presentes no evento.

Fruto de um esforço intenso nos últimos anos, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) conta hoje com a sua Assessoria de Novos Negócios e Inovação (ANNI), implantada recentemente. A iniciativa reforça a característica de inovação do ICC e o compromisso com a área, além de abrir novas perspectivas para o desenvolvimento de produtos e serviços que venham a contribuir para a melhoria da saúde pública. Com o portfólio de tecnologias disponibilizado em um portal da internet desde o ano passado, o Instituto participa atualmente das ações do projeto Ecossistemas de Inovação de Curitiba e Região Metropolitana, promovido pelo Sebrae Paraná e Fundação CERTI, com o apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Pesquisa contínua faz parte das ações da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz e apresenta um panorama das variantes que circulam na região O Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) vem atuando com protagonismo na identificação e no monitoramento das linhagens do SARS-CoV-2 que circulam no estado, por meio do sequenciamento genômico de amostras de pacientes

Única na região Sul do país operando no modo core facility, a Plataforma de Espectrometria de Massas do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) oferece, a grupos de pesquisadores de todo o Brasil, análises de amostras proteicas originárias de cultivo celular, fluidos biológicos, tecidos animal ou vegetal, entre outros. O trabalho auxilia na compreensão do

O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) sedia, desde 2018, a subcoordenação de Reservatórios da Rede Fiocruz de Referência em Leishmanioses. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas estejam suscetíveis à infecção. Nas Américas, as leishmanioses estão presentes em 18 países. Em 4 anos de trabalho, a equipe do ICC investigou casos e capacitou profissionais na região metropolitana de Curitiba, no município de Umuarama e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

TOP