Pesquisador do IOC ministra treinamento a usuários da plataforma de Citometria de Fluxo da Fiocruz Paraná

por / sexta-feira, 14 junho 2024 / Categoria Sem categoria

Entre os dias 10 e 12 de junho, a Fiocruz Paraná recebeu o pesquisador Álvaro Bertho, do Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), sediado no Rio de Janeiro (RJ). Bertho ministrou um treinamento intensivo para pesquisadores e estudantes da plataforma de Citometria de Fluxo, além de participar de um seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná.

A visita de Bertho teve como objetivo fortalecer a colaboração entre laboratórios da Fiocruz em diferentes estados, promovendo a troca de conhecimento e experiências em citometria de fluxo. Durante sua estadia, ele compartilhou sua expertise em técnicas avançadas de citometria, incluindo a análise de microvesículas e nanopartículas, com os pesquisadores locais.

“A ideia surgiu durante o 1 Brazilian NanoScale Workshop, realizado no Rio de Janeiro em abril deste ano, onde encontrei o Marcel Ivan Ramirez, pesquisador do laboratório de Biologia celular do instituto Carlos Chagas, Fiocruz Paraná. Propusemos estreitar a colaboração entre nossos laboratórios, e a receptividade foi ótima. A partir daí, organizamos esse treinamento para compartilhar conhecimentos com a equipe da plataforma de citometria do Paraná”, afirmou Bertho.

Ele destacou ainda a importância de ampliar essas colaborações entre as unidades da Fiocruz em todo o país: “Estamos todos na mesma instituição, não importa se estamos no Rio de Janeiro, Paraná, Manaus ou Bahia. Essa troca de conhecimento é fundamental para o avanço da ciência e para fortalecer a Fiocruz como um todo.”

Anfitrião da visita de Bertho, Marcel Ivan Ramirez explica que a colaboração é resultado de um esforço de pesquisadores para gerar mais conhecimento por meio da interação entre os nossos grupos. “A mestranda Leticia Bonato esteve no IOC por três dias conhecendo o trabalho que desenvolvem lá, os equipamentos e preparando as amostras que utilizamos no treinamento que realizamos aqui no ICC”, conta.  “Para um instituto como o nosso, que investe na sua plataforma de citometria, é importante trazer cientistas como o Álvaro, reconhecido nacionalmente por seu trabalho e pioneirismo na área, para a melhoria na pesquisa”, avalia.

Durante o treinamento e o seminário, Bertho compartilhou não apenas técnicas específicas de citometria, mas também entendimentos sobre o uso e calibração de equipamentos. Ele ressaltou a importância de aproveitar a expertise já existente em diferentes unidades da Fiocruz para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento científico.


TOP