Fiocruz Paraná presente na 76ª. SBPC
Entre os dias 07 e 13 de julho, ocorreu a 76ª. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém. Realizado na Universidade Federal do Pará, o evento reuniu cientistas, estudantes, professores e sociedade em geral para debater temas do universo da ciência e popularizar o conhecimento científico, aproximando-o da população.
Associando-se à SBPC em 2022, a Fiocruz tem estado presente nos encontros anuais desde 2002, aumentando a cada ano a sua participação no evento. Anfitriã da Fiocruz em 2023, quando o evento ocorreu em Curitiba, a Fiocruz Paraná participou este ano no Pará com a realização de atividades de divulgação científica, além de integrar a programação científica do encontro.
No pavilhão da SBPC Jovem, a equipe da Coordenação de Extensão e Divulgação Científica do instituto apresentou jogos, quizz, dinâmicas e contação de histórias no estande da Fiocruz e também no POP Ciência, estande do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com grande mobilização do público presente, as atividades apresentadas pela Fiocruz Paraná foram muito apreciadas pelos participantes de todas as idades.
“Estamos muito contentes em ver esse interesse e engajamento das pessoas com as atividades que desenvolvemos para abordar assuntos da saúde”, afirma Maria das Graças Rojas Soto, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação e também coordenadora de Extensão e Divulgação Científica do ICC. “A proposta lúdica e cênica, que faz parte de todos os materiais que desenvolvemos, tem esse potencial de causar emoção e encantamento e, com isso, manter as pessoas envolvidas com a atividade enquanto acontece a troca de conhecimentos. Constatamos isso uma vez mais aqui, quando pessoas que já estiveram conosco, retornam duas, três vezes, sempre trazendo novos amigos para compartilhar a experiência que tiveram”, finaliza ela.
Para a vice-diretora, compartilhar espaço e vivências com colegas de outras unidades é outra experiência enriquecedora, quando se podem estreitar laços institucionais e fortalecer a Fiocruz como um todo. Integrando a equipe da Fiocruz Paraná, Bianca Ribeiro e Ana Paula Kubaski fizeram a mediação dos jogos e colaboraram nas dinâmicas desenvolvidas com o público, ambas muito elogiadas por seu comprometimento, disponibilidade e elegância no contato com o público e com as demais equipes.
A coordenadora nacional de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe, ressaltou a representatividade histórica da Fiocruz nesta edição da SBPC Jovem, que reuniu o maior número de unidades e escritórios desde que começou sua participação nos encontros. Estiveram presentes equipes de 8 unidades/ escritórios regionais, 5 unidades do Rio de Janeiro e 2 programas da Presidência da Fiocruz. Atuaram juntos no estande Fiocruz, Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), Fiocruz Rondônia, Fiocruz Brasília, Fiocruz Piauí, Fiocruz Pernambuco, Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Casa Oswaldo Cruz (COC), Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz e Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz.
Além da SBPC Jovem, a Fiocruz Paraná se fez presente na programação científica. O pesquisador do ICC, Samuel Goldenberg, também conselheiro da SBPC, coordenou a mesa-redonda “Educação e formação de profissionais em saúde indígenas”, no dia 12 de julho. Abordando a inclusão e as ações afirmativas voltadas a indígenas e quilombolas nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, nesta mesa foram discutidas estratégias formativas para diminuir as desigualdades e melhorar a participação dos povos indígenas, dada a sua importância para a transformação social.