O quadro de servidores do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz) envolvido no desenvolvimento de pesquisa biomédica é formado por mais de 40 especialistas. Conheça o grupo que trabalha nos laboratórios e plataformas da unidade da Fiocruz no Paraná.

Ana Luiza Pamplona Mosimann
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório
ana.mosimann@fiocruz.br

Possui graduação em Farmácia e Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Biologia celular e molecular pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é pesquisadora do Instituto Carlos Chagas - Fiocruz/PR, vinculada ao laboratório de virologia molecular, onde desenvolve seu trabalho com enfoque em Flavivirus.

Visite o Lattes

Andrea Akemi Suzukawa
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório
asuzukawa@fiocruz.br
Andrea Ávila
Laboratório de Regulação da Expressão Gênica

Visite o Laboratório
andrea.avila@fiocruz.br

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, lotada no Instituto Carlos Chagas (ICC), Paraná. É credenciada como orientadora nos programas de pós-graduação em: Biociências e Biotecnologia do ICC e Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já atuou como coordenadora do programa de Biociências e Biotecnologia (ICC). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular de Tripanosomatideos e fez um pós-doutorado na Universidade de Glasgow onde trabalhou com ferramentas de genética reversa de Toxoplasma gondii. Atualmente coordena projetos de pesquisa que visam entender os mecanismos básicos de exportação de mRNA em parasitas (Trypanossoma cruzi e Toxoplasma gondii). Atuou como vice-diretora de ensino e informação ICC entre 2015 e 2016 e atualmente vem atuando com vice-diretora de pesquisa e desenvolvimento do ICC. Concluiu estágio senior na universidade de Dundee, Escocia para estudos envolvendo proteomica de 2015 a 2016.

Visite o Lattes

Alejandro Correa Dominguez
Laboratório de Biologia Básica de Células Tronco

Visite o Laboratório
alejandro.correa@fiocruz.br

Possui graduação em Biologia - Universidad de La República, Facultad de Ciencias, Montevidéu - Uruguai (1991), mestrado em Micologia - Universidad de La República, Facultad de Ciencias, Montevidéu - Uruguai (1994) e doutorado em Molecular Microbiology - Texas A&M University, USA (2002). Atualmente é pesquisador do Instituto Carlos Chagas, Fiocruz, PR-Brasil. Tem experiência na área de Genética Molecular e Células-Tronco.

Visite o Lattes

Alessandra Melo de Aguiar
Laboratório de Biologia Básica de Células Tronco

Visite o Laboratório
alessandra_aguiar@fiocruz.br

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e o doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atua como Tecnologista sênior em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz desde 2002. Exerceu por dois anos a chefia do Setor de Cultura de Células do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-FIOCRUZ). Desde 2006 desenvolve pesquisas em células tronco humanas no Instituto de Biologia Molecular do Paraná e atualmente faz parte do Instituto Carlos Chagas, unidade da Fiocruz no Paraná. Tem experiência em biologia celular com ênfase em caracterização celular e molecular do potencial de diferenciação de células tronco adultas para terapias celulares do sistema cardiovascular. Desde 2012 aumentou o seu interesse em inovação e desenvolvimento tecnológico, focando em ensaios de citotoxicidade e novos métodos alternativos ao uso de animais com células-tronco com o primeiro depósito de patente realizado em 2015. É docente do programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas, FIOCRUZ-PR, onde orienta aluna de mestrado e oferece disciplinas; é também co-orientadora de doutorado no Programa de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Paraná, ambas na temática de citotoxicidade e nanotoxicidade. Desde 2012 é gerente da plataforma de citometria de fluxo do Instituto Carlos Chagas, onde foi possível adquirir mais experiência administrativa e também participado da implantação de sistema da garantia da qualidade.

Visite o Lattes

Augusto Ramos
Laboratório de Proteômica e Engenharia de Proteínas

Visite o Laboratório

possui Bacharelado e Licenciatura em Química (1996) pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília e Doutorado em Bioquímica (2002) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo . Estágios de Pós-Doutorado no IQ-USP (2006) e no Department of Molecular and Cell Biology, Boston University (2008). Atualmente, é Pesquisador no Instituto Carlos, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, trabalhando nas áreas de Biologia Molecular e Celular de tripanossomatídeos, com enfoque na síntese de glicoconjugados e no seu papel nos processos de diferenciação e infecção.

Visite o Lattes

Beatriz Gomes Guimarães
Laboratório de Proteômica e Engenharia de Proteínas

Visite o Laboratório
Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo-IFSC (1998), especializando-se em Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural. Fez pós-doutorado no Instituto Pasteur-Paris no período de 1999 a 2001. Foi pesquisadora do Centro de Biologia Molecular Estrutural do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS, Campinas) de 2002 a 2008 e responsável pelas linhas de luz de Cristalografia de Proteínas do LNLS de 2005 a 2008. Foi Pesquisadora do Synchrotron SOLEIL, França, de 2008 a 2014. Atualmente é Pesquisadora do Instituto Carlos Chagas, FIOCRUZ-PR. Atua na área de Biologia Estrutural, sendo um dos focos de pesquisa o estudo de proteínas envolvidas no metabolismo de RNA em tripanossomatídeos. Interessa-se também pela área de instrumentação e metodologia para cristalografia de macromoléculas utilizando radiação síncrotron e métodos avançados de imagem para o estudo estrutural de sub-compartimentos celulares.

Visite o Lattes
Bruna Hilzendeger Marcon
Plataforma de Microscopia
bruna.marcon@fiocruz.br

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Mestrado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente, atua como Tecnologista em Saúde Pública no Instituto Carlos Chagas, FIOCRUZ-PR, onde é responsável pela plataforma de microscopia. Atua principalmente nos seguintes temas: microscopia óptica e confocal, células-tronco, diferenciação celular e regulação da expressão gênica, com enfoque em mecanismos de regulação pós-transcricional.

Visite o Lattes

Bruno Dallagiovanna
Laboratório de Biologia Básica de Células Tronco

Visite o Laboratório
bruno.dallagiovanna@fiocruz.br

Possui graduação em Licenciatura En Ciencias Biológicas - Universidad de La República (1991) e doutorado em Biologia Molecular - Universidad Real de Granada (1995). Atualmente é pesquisador associado da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Biología Molecular, com ênfase em mecanismos de regulação póstranscripcionais e proteínas de união ao RNA em organismos eucariotos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, biologia básica de células-tronco. Responsável pelo grupo de pesquisa do Laboratorio de Biologia Basica de Células-Tronco (LabCET).

Visite o Lattes

Camila Zanluca
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório

Possui graduação em Farmácia (2006), habilitação em Análises Clínicas (2010), mestrado em Biotecnologia (2010) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (2015). Atualmente é pesquisadora do Instituto Carlos Chagas / Fiocruz-PR e desenvolve projetos em Virologia Molecular e Imunologia Aplicada. As linhas de pesquisa envolvem arbovírus, produção de proteínas recombinantes, produção de anticorpos monoclonais e desenvolvimento de testes diagnósticos e estudos em epidemiologia de hantavírus no estado do Paraná.

Visite o Lattes

Claudia Nunes Duarte dos Santos
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório

Possui graduação em Ciencias Biológicas (1982), mestrado em Genética (1987) e doutorado em Virologia Molecular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou pós-doutorado no Instituto Pasteur de Paris. Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz PR e desenvolve projetos em virologia molecular, tanto pesquisa básica como aplicada. As principais linhas de estudo envolvem flavivirus, especialmente dengue e febre amarela e robovirus (hantavirus e arenavirus). Coordena projetos de desenvolvimento de kits diagnósticos utilizando biologia molecular para a produção de insumos como antígenos recombinantes e anticorpos monoclonais.

Visite o Lattes

Christian Probst
Laboratório de Genômica Funcional

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é Pesquisador Adjunto em Saúde Pública no Instituto Carlos Chagas (ICC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e bioinformata do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Tem experiência na área de Bioinformática, Biologia Molecular e Genética, com ênfase em Biologia Molecular de Tripanossomatídeos, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, genômica funcional e expressão gênica.

Visite o Lattes

Daniela Parada Pavoni
Laboratório de Genômica Funcional
daniela.pavoni@fiocruz.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência nas áreas de Genética e Biologia Molecular, atuando nos seguintes temas: Biologia molecular de tripanossomatídeos, Genômica funcional, Interação parasita-hospedeiro e Desenvolvimento de insumos para testes diagnósticos. É membro do corpo docente dos programas de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Paraná e em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz.

Visite o Lattes

Daisy Maria Strottmann
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório
daisy.strottmann@fiocruz.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dengue, marcadores moleculares de virulência, clones infecciosos e produção de antígenos recombinantes. Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública no Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR, onde desenvolve projetos de pesquisa básica em virologia molecular de flavivírus.

Visite o Lattes

Fabiano Borges Figueiredo
Laboratório de Biologia Celular

Visite o Laboratório
fabiano.figueiredo@fiocruz.br

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, mestrado e doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas INI FIOCRUZ. Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Biologia Celular - Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz)z, Membro e Coordenador da área de reservatórios domésticos do Centro de Referência Nacional em Leishmanioses. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: esporotricose canina e felina e leishmanioses caninas e felinas.

Visite o Lattes

Fabio Passetti
Laboratório de Experimentação Animal
passetti@fiocruz.br

Obteve os títulos de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista campus Rio Claro em 1999, mestre em Bioquímica pela Universidade de São Paulo em 2002 e doutor em Bioinformática pela Universidade de São Paulo em 2007. De 2006 a 2014 foi pesquisador do Instituto Nacional de Câncer. Desde 2014 é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e desenvolve suas pesquisas no Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná). Tem experiência na área de Bioinformática e Biologia Computacional, atuando principalmente na análise e integração de dados de genoma, transcriptoma e proteoma. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Strictu senso em Biologia Computacional e Sistemas do IOC/Fiocruz (CAPES 5). Membro do Comitê Científico do INCT-HPV.

Visite o Lattes

Fabíola Barbieri Holetz
Laboratório de Regulação da Expressão Gênica

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2008). Atuou como professora substituta de Farmacognosia no curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (2003-2005). Realizou estágio de pós-doutorado no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE (2009-2010) e no Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR (2011-2012). Atualmente é pesquisadora do ICC/Fiocruz-PR, onde trabalha com regulação da expressão gênica em tripanosomatídeos. Em seu currículo, os termos mais utilizados na contextualização de sua produção científica são: regulação da expressão gênica, grânulos de RNA, ribonômica, tripanosomatídeos.

Visite o Lattes

Fabricio Klerynton Marchini
Laboratório de Genômica Funcional

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná / Instituto de Biologia Molecular do Paraná (2004) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo IOC/Fiocruz (2010). Atualmente é pesquisador na área de bioinformática no Instituto Carlos Chagas (Fiocruz - PR). Tem experiência na área de Biologia Molecular, bioinformática e espectrometria de massas atuando principalmente nos seguintes temas: trypanosoma cruzi, expressão gênica, transdução de sinal, proteomica e modificações pós traducionais.

Visite o Lattes

Tatiana de Arruda Campos Brasil de Souza
Laboratório de Proteômica e Engenharia de Proteínas

Visite o Laboratório

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Doutorado pelo programa de pós graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pos-doutorado no Laboratório Nacional de Biociencias. Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (ICC- Curitiba) e atua no desenvolvimento de biológicos para tratamento de Leucemia Linfóide Aguda e pesquisa básica em tripanosomatídeos.

Visite o Lattes

Giovanny Mazzarotto
Laboratório de Experimentação Animal
mazzarotto@fiocruz.br

Graduado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - 2005) e Mestrado em Engenharia de Processos Biotecnológicos pela a Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2009). Doutorado em Biociências pelo Instituto Carlos Chagas (ICC/FIOCRUZ - PR - 2014). Graduação em andamento em Medicina Veterinária na Universidade Tuiutí do Paraná (UTP). Participou do Grupo de Trabalho para Atuação em Biotérios do Conselho Federal de Biologia (Portaria 145/2012). Membro do comitê de ética no uso de animais da Fundação Oswaldo Cruz e membro consultor do comitê de ética no uso de animais da Universidade Tuiuti do Paraná. Coordenador do Biotério do Instituto Carlos Chagas. Coordenador do sindicato dos servidores da Fiocruz do Paraná (Triênio 2015-2017).

Visite o Lattes

Gisele Picchi
Laboratório de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos
giselepicchi@fiocruz.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2006). Pos doutorado em epigenetica no Institut Jacques Monod (França) e no Instituto Carlos Chagas (ICC FIOCRUZ Parana). Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: epigenética, expressão gênica e proteínas nucleares.

Visite o Lattes

Guilherme Ferreira Silveira
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório
guilherme.silveira@fiocruz.br

Possui doutorado em Biociências pela Fiocruz - PR (2014), mestrado pela Universidade Federal do Paraná em Biologia Celular e Molecular (2011) e graduado em Biomedicina pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (2006). Atualmente exerce o cargo de Pesquisadora em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Carlos Chagas, Curitiba-PR, no Laboratório de Virologia Molecular. Atua na área de imunologia e de biologia celular e molecular com ênfase em micro-organismos patogênicos para humanos como o vírus da dengue e hantavírus. Tem experiência na área de imunologia, virologia, biologia celular e molecular, além de linguagens de programação como perl e php.

Visite o Lattes

Helisson Faoro
Laboratório de Regulação da Expressão Gênica

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná e Pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é pesquisador do Instituto Carlos Chagas - Fundação Oswaldo Cruz (Paraná). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Genômica, Metagenômica e Microbioma.

Visite o Lattes

Juliano Bordignon
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório
juliano.bordignon@fiocruz.br

Possui graduação em Farmácia Bioquímica Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2008). Tem experiência na área de interação entre o vírus da dengue e os hospedeiros vertebrados e invertebrados, estudando a interação entre células do sistema imune inato (monócitos/macrófagos/dendríticas) e adaptativo (linfócitos B e T) e patógenos virais, em especial Dengue, Chikungunya e Zika virus. Ainda, trabalha no desenvolvimento de antivirais e estudos sobre a patogenia das infecções virais utilizando modelos murinos de infecção e pacientes em fase aguda.

Visite o Lattes

Leonardo Foti
Laboratório de Genômica Funcional
leonardo.foti@fiocruz.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: multiteste diagnóstico, microarranjo líquido, antígenos recombinantes, point-of-care e desenvolvimento tecnológico.

Visite o Lattes

Letusa Albrecht
Laboratório de Regulação da Expressão Gênica

Visite o Laboratório
letusa.albrecht@fiocruz.br

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Parasitologia, Imunologia e Biologia Molecular com ênfase em Protozoologia. Investiga o processo de formação de rosetas em malaria, com foco em Plasmodium vivax.Atua principalmente nos seguintes temas: malária, variação antigênica candidatos vacinais, mapeamento de epitopos, e rosetas.

Visite o Lattes

Lyris Martins Franco de Godoy
Laboratório de Genômica Funcional

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou Pós-doutorado com ênfase em Proteômica Quantitativa, atuando na Syddansk Universitet, Dinamarca (2004-2005); Max-Planck-Institut für Biochemie, Alemanha (2005-2008) e Karolinska Institutet, Suécia (2008-2009). Atuou como Pesquisadora Visitante Sênior no Instituto Carlos Chagas, Fundação Oswaldo Cruz Paraná (ICC/FIOCRUZ-PR) (2010-2013). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública e participa do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do ICC/FIOCRUZ-PR. Sua área de interesse é a pesquisa relacionada à Saúde Humana, especialmente Bioquímica e Proteômica Quantitativa de Agentes Infecciosos & Parasitários, Câncer e Doenças Crônico-degenerativas. Desde 2010, atua como Editora Seccional do Brazilian Journal of Medical and Biological Research (área: Proteômica e Espectrometria de Massas). Participou da fundação e, desde 2012, atua como Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Proteômica (BrProt).

Visite o Lattes

Lysangela Ronalte Alves
Laboratório de Regulação da Expressão Gênica

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente é pesquisadora em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Carlos Chagas FIOCRUZ - ICC. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Biologia Molecular de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da expressão gênica em procariotos e eucariotos, genômica, Trypanosoma cruzi e sequenciamento de RNA.

Visite o Lattes

Luis Gustavo Morello
Laboratório de Genômica Funcional
luis.morello@fiocruz.br

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com período sanduíche de 2 anos na University of Massachusetts Medical School. Entre o mestrado e o doutorado, foi bolsista em projeto de pesquisa na Ecole d'Ingénieurs de Purpan, Toulouse, França. Tem experiência em Microbiologia, Genética e Biologia Molecular. Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública no Instituto Carlos Chagas - Fiocruz/PR, credenciado como docente no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia deste Instituto. É integrante do grupo de pesquisa "Desenvolvimento de reagentes, insumos e equipamentos para Diagnóstico" atuando nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Desenvolvimento de multitestes de diagnóstico; (ii) Desenvolvimento e Validação de dispositivos, equipamentos e softwares para diagnóstico.

Visite o Lattes

Marco Augusto Stimamiglio
Laboratório de Biologia Básica de Células Tronco

Visite o Laboratório
marco.stimamiglio@fiocruz.br

Graduado em Ciências Biológicas (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui mestrado em Farmácia/Análises Clínicas (2004) pela mesma Universidade, doutorado em Biologia Celular e Molecular (2009) pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (com estágio de doutorado na Universidade Complutense de Madrid ? Espanha) e pós-doutorado no Laboratório de Pesquisa Básica em Células-Tronco do Instituto Carlos Chagas - FIOCRUZ/PR. Atualmente atua como Pesquisador neste mesmo laboratório e, em associação com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, desenvolvendo projetos de pesquisa relacionados à caracterização e diferenciação de células-tronco e seus subprodutos.

Visite o Lattes

Mateus Nobrega Aoki
Laboratório de Genômica Funcional
mateus.aoki@fiocruz.br
Graduação em Biomedicina e mestrado em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina, no laboratório de Imunogenética/Genoma e doutorado em Bioquímica pela USP, no laboratório de Biologia Molecular do Câncer, com o projeto de expressão de microRNAs em células tumorais transformadas pelo oncogene K-Ras. Experiência em oncologia na área de bioquímica, biologia molecular e celular, como técnicas como PCR, PCR em tempo real, clonagem e sequenciamento, cultura celular, transfecção. Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz - Instituto Carlos Chagas.

Visite o Lattes
Marco Aurélio Krieger
Laboratório de Genômica Funcional

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Parasitologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, expressão gênica, genômica funcional, diferenciação celular e utilização de técnicas de Biologia Molecular para o desenvolvimento de insumos para testes de diagnóstico.

Visite o Lattes

Maurílio José Soares
Laboratório de Biologia Celular

Visite o Laboratório
maurilio@fiocruz.br

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Ecologia e Licenciatura em Ciências Biológicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Especialização em ultra-estrutura de Tripanosomatídeos pelo Bernhard-Nocht-Institut für Tropenmedizin (Hamburg, Alemanha: 1980-1982), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Redefiniu e nomeou os reservosomos de formas epimastigotas de Trypanosoma cruzi em 1988 (Journal of Submicroscopic Cytology and Pathology, 20(2): 349-362, 1988) e os caracterizou como organelas prelisosomais (Journal of Cell Science, 102: 157-167, 1992). Participou da implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF, Campos, RJ) no período de 1993 a 1995. Membro da Diretoria (como Secretário) da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) na gestão 2006-2008. Participou na criação do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da UENF em 1995 e e do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz-PR em 2010, sendo o primeiro coordenador destes dois programas. É Pesquisador Titular III da Fundação Oswaldo Cruz, atualmente trabalhando no Instituto Carlos Chagas / FIOCRUZ em Curitiba, Paraná. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em ultra-estrutura e biologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: microscopia eletrônica, tripanosomatideos, Trypanosoma cruzi, endocitose e reservosomos.

Visite o Lattes

Michel Batista
Plataforma Espectrometria de Massas
michel.batista@fiocruz.br

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Biologia Celular e Molecular pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Biologia Molecular com ênfase em Parasitologia Molecular e na área de proteômica baseada em espectrometria de massas. Atua no cargo de Tecnologista em Saúde Pública como responsável técnico e coordenador da Plataforma de Espectrometria de Massas do Instituto Carlos Chagas, FIOCRUZ-PR.

Visite o Lattes

Nilson Zanchin
Laboratório de Proteômica e Engenharia de Proteínas

Visite o Laboratório

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Genética pela UFRGS; doutorado em Biologia Molecular no Centro Helmholtz para Doenças Infecciosas (Helmholtz Zentrum für Infektionsforschung), Braunschweig, Alemanha; três anos de pós-doutorado na Universidade de Rochester (New York, USA) e um ano no departamento de Bioquímica da USP, São Paulo. Atualmente é pesquisador do Instituto Carlos Chagas, Fundação Instituto Oswado Cruz, Curitiba-PR e orientador credenciado nos cursos de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular (UFPR) e em Biociencias e Biotecnologia (ICC-FIOCRUZ). O trabalho de pesquisa envolve o estudo dos mecanismos de síntese de proteínas, biogênese de ribossomos e regulação da expressão gênica em células humanas; desenvolvimento de sistemas de expressão para proteínas e anticorpos recombinantes visando aplicação em diagnóstico e terapia; desenvolvimento de ferramentas moleculares com potencial para inibir proteínas promotoras de tumor; caracterização de proteínas supressoras de tumor, estudos sobre os mecanismos de interações macromoleculares. A abordagem experimental envolve também o uso de proteínas recombinantes para a reconstituição in vitro de processos bioquímicos visando sua análise funcional e estrutural.

Visite o Lattes

Patricia Shigunov
Laboratório de Células Tronco

Visite o Laboratório
patricia.shigunov@fiocruz.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pelas Faculdades Integradas Espírita (2007), mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (2009) e doutorado em Biociências e Biotecnologia e pós-doutorado pelo Instituto Carlos Chagas (2013-2014). Atualmente é pesquisadora em saúde pública no Instituto Carlos Chagas - FIOCRUZ / PR. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação pós-transcricional de células-tronco adultas, genômica funcional, estudo funcional de proteínas de união ao RNA e via de sinalização Hedgehog.

Visite o Lattes

Paulo Costa Carvalho
Laboratório de Proteômica e Engenharia de Proteínas

Visite o Laboratório

Paulo Costa Carvalho possui doutorado (2010) pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE / UFRJ com sanduiche no The Scripps Research Institute tendo como orientadores o Dr. Valmir Carneiro Barbosa (UFRJ) e Dr. John R Yates III (Scripps). Tem experiência em reconhecimento de padrões probabilísticos e espectrometria de massas. Paulo é pesquisador do Instituto Carlos Chagas, Fiocruz Paraná onde desenvolve pesquisa principalmente nas áreas de proteômica quantitativa e computacional. É docente permanente desta pós-graduação e também orienta pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE / UFRJ. Paulo é editor associado da Journal of Proteomics (impacto 3.9), integrande do features panel de consultores do periodico Analytical Chemistry (Impacto 5.8), e membro do comitê científico da sociedade brasileira de proteômica. É coordenador da disciplina "Analise de dados proteômicos".

Visite o Lattes

Priscila Mazzocchi Hiraiwa
Plataforma de Citrometria de Fluxo
priscila.hiraiwa@fiocruz.br

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e mestrado em Biociências e Biotecnologia pelo Instituto Carlos Chagas - Fiocruz (2012). Atualmente é doutorando do Instituto Carlos Chagas - Fiocruz. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular de tripanossomatídeos. Tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Carlos Chagas-PR, atuando na plataforma de citometria de fluxo.

Visite o Lattes

Pryscilla Fanini Wowk
Laboratório de Virologia Molecular

Visite o Laboratório
pryscilla.wowk@fiocruz.br

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2002). Mestre em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2005). Doutora em em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2009). É Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Carlos Chagas, Curitiba-PR, no Laboratório de Virologia Molecular. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunogenética e Imunologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de células, tuberculose (humana e murina), vacinas, alergia, polimorfismo, microarrays, transplantes e reprodução, imunologia viral, exossomos e tripanossomatídeos. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (2013-2015).

Visite o Lattes

Rodrigo Netto Costa
Plataforma de Citometria de Fluxo
rodrigo.netto@fiocruz.br

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO (2001), Especialização em Análises Clínicas pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (2003) e Mestrado em Saúde Pública (subárea Toxicologia Ocupacional/ Ambiental) pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz (2006). Tem experiência no controle de qualidade de kits diagnósticos, na avaliação da potência biológica da eritropoetina humana recombinante, no cultivo de linhagens celulares animais utilizadas no controle de qualidade de vacinas virais e na padronização de métodos alternativos aos testes in vivo, com especial ênfase em ensaios de citotoxicidade. Atuou em estudos sobre agrotóxicos e também sobre os efeitos da exposição ocupacional ao benzeno. Atualmente é Servidor Público Federal (Tecnologista em Saúde Pública Sênior) do Instituto Carlos Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (ICC/ FIOCRUZ - PARANÁ), onde atua na Plataforma Tecnológica de Citometria de Fluxo.

Visite o Lattes

Rodrigo Rego Caruso
Laboratório de Desenvolvimento do IBMP
rcaruso@fiocruz.br

Graduou-se farmacêutico (1999), fez Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em farmacologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2002 é tecnologista concursado da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Atualmente trabalha com desenvolvimento tecnológico no Instituto de Biologia Molecular do Paraná - IBMP e no Instituto Carlos Chagas - ICC (Curitiba/PR). Anteriormente, trabalhou no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS (Rio de Janeiro/RJ) e no Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Manaus/AM).

Visite o Lattes

Samuel Goldenberg
Laboratório de Regulação da Expressão Gênica

Visite o Laboratório

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1975) e doutorado (Doctorat D'Etat ès Sciences) pela Université de Paris VII (1981). É Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz, foi de 2001 a 2017 Diretor do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz-Paraná). Foi coordenador da instalação da Fiocruz no Estado do Paraná através da criação do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do Instituto Carlos Chagas (ICC). Tem experiência e formação na área de Biologia Molecular, com ênfase em Parasitologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diferenciação de Trypanosoma cruzi, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz) entre 2006 e 2008 e da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) em 2013 e 2014. Foi membro do Comite Assessor de Genética do CNPq e do corpo editorial dos periódicos Trends in Parasitology e Gene. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Diagnóstico em Saúde Pública. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, foi agraciado em 2006 com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Comendador, em 2010 foi agraciado na Classe Comendador com a Ordem do Mérito Médico e em 2011 recebeu a Medalha Samuel Pessoa da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz). Ganhador do Prêmio Almirante Alvaro Alberto 2017, outorgado pelo CNPq em parceria com a Marinha do Brasil e a Fundação Conrado Wessel.

Visite o Lattes

Sheila Cristina Nardelli
Laboratório de Regulação da Expressão Gênica

Visite o Laboratório

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Realizei estágio de pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine, atuando principalmente com Biologia Molecular, com ênfase em regulação epigenética em Toxoplasma. Atualmente sou Pesquisadora no Instituto Carlos Chagas, focando sobretudo em remodeladores de cromatina, bem como as proteínas de superfície em isolados brasileiros de Toxoplasma gondii

Visite o Lattes

Stenio Perdigão Fragoso
Laboratório de Biologia Molecular de Trypanosomatideos

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, lotado no Instituto Carlos Chagas, Curitiba, Paraná. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente no seguinte tema: regulação da expressão gênica em tripanosomatídeos.

Visite o Lattes

TOP