O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) e o Instituto de Tecnologia do Paraná – TecPar, empresas instaladas no Parque Tecnológico da Saúde do TecPar, realizam, pelas próximas duas semanas, a testagem de todos os colaboradores que estão trabalhando presencialmente nas instituições, instaladas no campus CIC. Inicialmente, em torno de 500 testes rápidos estão sendo aplicados.

Objetivo do projeto é avaliar eficácia de células-tronco mesenquimais no tratamento de pessoas com síndrome respiratória aguda grave decorrente do SARS-CoV-2 Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) e do ICC deram início a um projeto que utiliza células-tronco mesenquimais (CTMs), derivadas do

Conheça a plataforma que apresenta os resultados inovadores gerados na instituição, além de competências de desenvolvimento e serviços que são oferecidos à comunidade acadêmica, instituições de pesquisa e empresas. O objetivo é transformar o conhecimento gerado pela pesquisa científica em soluções, buscando a parceria com o setor produtivo.

Fiocruz Paraná lança Portfólio de Inovação

terça-feira, 19, Maio , 2020 by

A plataforma apresenta produtos e processos com aplicação potencial que incluem novos métodos de diagnóstico, fármacos, vacinas, proteínas recombinantes, dispositivos lab-on-a-chip e organ-on-a-chip, reagentes, biomateriais, entre outros, voltados especialmente para a melhoria da saúde pública.

Os diretores do ICC reforçam a importância da participação na Marcha Virtual pela Ciência, que acontece no próximo dia 07 de maio e é promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A iniciativa contará com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia.

A Fiocruz em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em caráter emergencial, implantou a Unidade de Apoio para o Diagnóstico da Covid-19 para atender ao aumento da demanda pelos testes moleculares de acordo com o protocolo de RT-PCR, padrão ouro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

Para dar início a mais um ano letivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Biotecnologia do ICC, foi realizada no dia 11 de março a aula inaugural “Por que temos câncer com a luz do sol?” ministrada por um dos grandes nomes da genética no Brasil, Carlos Frederico Martins Menck.

De 17 a 21 de fevereiro, o ICC realizou o mini-curso “Técnicas de Biologia Celular e Molecular aplicadas à Saúde”. A iniciativa, que reuniu mais de 50 participantes, foi organizada pela Coordenação de Extensão do Instituto, em parceria com a Coordenação do Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná.

O pesquisador do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Márcio Rodrigues, é o único brasileiro eleito para integrar, como novo membro, a Academia Americana de Microbiologia. O anúncio foi publicado no dia 19 de fevereiro e a seleção foi realizada a partir de 118 indicações, sendo que dessas, 58% foram aceitas. Para receber o reconhecimento, concedido

Promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), a Oficina de Planejamento Estratégico em Inovação foi realizada no dia 10 de fevereiro e debateu as iniciativas da Fiocruz e de outras instituições na área.

TOP