Fiocruz Paraná recebe Carlos Morel em seminário sobre a origem do SARS-CoV-2
No dia 20 de maio, a Assessoria de Novos Negócios e Inovação (ANNI) da Fiocruz Paraná, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia, promoveu o seminário sobre Covid-19, apresentado pelo médico Carlos Morel, ex-presidente da Fiocruz e membro da Academia Brasileira de Ciência. O evento, aberto a estudantes e a toda comunidade científica, destacou a experiência de Morel, o único brasileiro integrante do grupo criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para investigar a origem do coronavírus.
Com o tema “A origem do SARS-CoV-2: o que já sabemos”, a palestra de Morel elucidou o extenso processo de pesquisa realizado por um grupo de 27 pesquisadores de diversas partes do mundo. Segundo Morel, o estudo abrangeu uma ampla gama de conteúdos, incluindo artigos científicos, debates políticos e até mesmo materiais de fontes sem base científica que repercutiam sobre as possíveis origens do vírus.
Morel destacou a importância da imunização como uma das lições claras aprendidas durante a pesquisa. Os primeiros casos de Covid-19 surgiram no final de 2019 na China. Ele explicou que, apesar das controvérsias sobre a possibilidade de ser um vírus criado por humanos, a investigação apontou que a causa mais provável é de origem zoonótica, isto é, a transmissão de vírus de animais para humanos.
O processo de pesquisa, inicialmente previsto para ser concluído em dois anos, deverá ser prorrogado para aprofundar ainda mais os estudos. O médico revelou que o estudo completo, que incluirá instruções de enfrentamento a possíveis novos vírus, deve ser publicado dentro de dois meses.
“Entender a origem do coronavírus é crucial para preparar médicos e a população em geral para enfrentar futuras pandemias. As descobertas e recomendações resultantes dessas pesquisas têm o potencial de fortalecer as estratégias de saúde pública e melhorar a resposta global a crises sanitárias emergentes”, ressaltou o palestrante.
O seminário organizado pela ANNI integrou a parogramação do “II Encontro Internacional em Gestão da Ciência: abrangência, desafios e oportunidades”, como pré evento.
Foto: Ascom Fiocruz Paraná