Coordenação da Qualidade: ações na Fiocruz Paraná se destacam e contribuem para a atuação da unidade
Aprimorar práticas e processos institucionais, com trabalho orientado por normas e regulamentos nacionais e internacionais. Essa é a base da atuação da Coordenação de Qualidade em empresas e instituições públicas e privadas. No Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), a área ganha destaque e vem consolidando uma cultura de excelência e integridade, com foco no usuário e na adoção de boas práticas organizacionais.
Seguindo as diretrizes da Política de Qualidade da Fiocruz, a implementação dos requisitos de qualidade no Laboratório de Referência em Leishmaniose e no Setor de Preparo de Materiais e Soluções são alguns dos avanços recentes citados pela coordenadora da Qualidade da Fiocruz Paraná, Glória Santos da Costa de Jesus. Em entrevista, a servidora faz um panorama das ações desenvolvidas e reforça a importância do serviço.
Qual a importância da atuação da Coordenação de Qualidade para o ICC?
Aumento da confiabilidade e satisfação dos nossos usuários, entregas com padrão de excelência e conformidade com os requisitos normativos e regulatórios aplicáveis ao ICC.
A Fiocruz tem uma Política da Qualidade que registra as diretrizes do Sistema de Gestão nessa área nas suas unidades. Na sua opinião, como a gestão da qualidade é vista no ICC? Os colaboradores em geral valorizam esse trabalho?
Há dois pontos de vista. As áreas que ainda não iniciaram a implementação da qualidade consideram esse processo trabalhoso e não veem os benefícios que podem trazer. Outras áreas que já iniciaram esse processo conseguem ver os benefícios concretos alcançados, como, por exemplo, melhora na qualidade do ambiente de trabalho, fluxos de processos e rastreabilidade das atividades executadas. Algumas áreas que têm visto essas mudanças nos procuraram para ter acesso a essas melhorias também.
Em 2024, a Fiocruz completa 25 anos aqui no Paraná. Como você vê o panorama da evolução, das conquistas e ações exitosas da implementação das normas da Qualidade no Instituto?
Ao longo desses anos a cultura da qualidade tem se consolidado. Tivemos grandes avanços na implementação dos requisitos de qualidade no Laboratório de Referência em Leishmaniose e no Setor de Preparo de Materiais e Soluções. Desenvolvemos novas metodologias para implementação da Qualidade. Emitimos mensalmente o Boletim da Qualidade. Tivemos a integração das Plataformas de Bioensaios do ICC e Farmanguinhos. Seguimos um Programa de Calibração nas Referências, nas Salas de Preparo e nas Plataformas Tecnológicas. Temos o registro das solicitações de exames no Sistema GAL e a utilização do Sistema Interact para Gestão de Documentos da Qualidade.
Quais são as próximas ações planejadas?
Estamos atuando em alguns projetos que envolvem a implementação de requisitos de qualidade. Em áreas reguladas, como laboratórios de Referência e Biotério, é mandatório a implementação de Boas Práticas de Qualidade e o atendimento a legislações específicas, no entanto para alcançarmos o reconhecimento das normas seguidas nessas áreas, precisamos que toda área de gestão siga o Sistema de Gestão da Qualidade do ICC. Esse é o nosso próximo desafio: implementar a qualidade em todas as áreas de gestão do ICC.
Como a equipe da Coordenação da Qualidade é formada?
Atualmente, a Coordenação da Qualidade possui duas integrantes, eu e Camila Azeredo. Sou bióloga e tenho experiência de dois anos em análises clínicas e mais de 20 anos na produção de vacina contra febre amarela em Bio-Manguinhos. Camila é bióloga, doutora em biociências e atua há sete na Coordenação da Qualidade do ICC.