32ª RAIC acontece de 27 a 29 de maio no ICC

terça-feira, 14, Maio , 2024 by

De 27 a 29 de maio, o ICC realiza a 32ª Reunião Anual Científica da Fiocruz (RAIC). Nessa edição de 2024, serão apresentados 27 projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica de universitários beneficiados pelos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC e PIBITI) da Fiocruz.

No dia 17 de maio, a Fiocruz Paraná promove o seminário “Novos cenários da dengue na região Sul: Perspectivas e desafios”. O encontro recebe como convidados representantes da Organização Panamericano de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e das secretarias estadual e secretaria municipal de saúde de Curitiba.

Entre os dias 7 e 9 de maio, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promoveu sua reunião magna, no Rio de Janeiro, com foco central na temática da inteligência artificial (IA). No dia 8 de maio, na Escola Naval, o pesquisador Márcio Rodrigues, da Fiocruz Paraná, foi um dos novos titulares diplomados pela ABC.

No último dia 29 de abril, o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) celebrou um marco significativo na promoção da saúde ocupacional com a inauguração do seu Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust). A iniciativa foi marcada por dois dias de palestras e debates, destacando medidas essenciais para alcançar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

No dia 17 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná recebeu os estudantes que iniciam o ano letivo de 2024 com uma Aula de Ambientação, apresentando aspectos acadêmicos do programa e oportunidades que o instituto oferece aos discentes. As boas-vindas ficaram por conta da coordenadora do PPGBB, Tatiana Brasil, que apresentou o regimento do programa, detalhando os direitos e deveres dos estudantes.

Em 14 de abril é celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas. Para marcar a data, a Fiocruz Paraná) realizou, no dia 15, uma programação especial que discutiu os avanços e desafios da enfermidade, descoberta há 115 anos. Associado ao Programa de Pesquisa Translacional em Doenças de Chagas (Fio-Chagas), o evento contou com a do Instituto Oswaldo Cruz e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) . A roda de conversa incluída nas atividades foi mediada pelo pesquisador Samuel Goldenberg, da Fiocruz Paraná.

O incentivo às vocações científicas em jovens estudantes é uma pauta à qual a Fiocruz devota muita atenção e carinho. Com esse intuito, nasceu a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma), que hoje se encontra na sua 12ª. edição. Criado há mais de 20 anos, o certame voltado a estudantes e professores do ensino básico é bianual.

No dia 08 de abril, o Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) do Instituto Carlos Chagas/ Fiocruz Paraná, realizou a aula magna que abriu oficialmente as atividades acadêmicas de 2024. O evento recebeu como palestrante convidado o médico infectologista, pesquisador e assessor da Presidência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio.

A Fiocruz Paraná marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, realizada entre os dias 03 e 04 de abril. O evento reuniu cerca 600 representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior, comunidade científica, ambientes promotores de inovação, representantes governamentais e agentes do setor produtivo empresarial.

Realizado no auditório do instituto, a primeira edição contou com apresentações de artigos científicos recém-publicados por Louise Ulrich Kurt, Jhenifer Yonara de Lima e Aruana Fagundes Fiuza Hansel. O evento será realizado mensalmente.

TOP