Fiocruz Paraná participa de Conferências Temáticas CTI para o Desenvolvimento Social e para as Mulheres e Meninas na Ciência

por / segunda-feira, 25 Março 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Como preparação para a 5ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Fiocruz e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) promoveram, nos dias 14 e 15 de março, a Conferência Temática CTI para o Desenvolvimento Social, e, no dia 16 de março, a Conferência Temática CTI “Mais Meninas e Mulheres na Ciência: por uma agenda de equidade e interseccionalidade”, ambas no Rio de Janeiro.

Os eventos contaram com a participação da sociedade civil organizada, representantes de comunidades tradicionais, minorias, estudantes, especialistas e atores que atuam com a população para o desenvolvimento social, comprometidos com a agenda de redução das iniquidades na ciência e na tecnologia.

Na Conferência Temática CTI para o Desenvolvimento Social foram discutidas tecnologias sociais, tecnologias assistivas, economia solidária, segurança alimentar, popularização da ciência e divulgação científica, como promotoras do desenvolvimento social. Já a Conferência Temática CTI “Mais Meninas e Mulheres na Ciência: por uma agenda de equidade e interseccionalidade”, discutiu estereótipos, assédios, violências, maternidade, educação, financiamento a pesquisas e desigualdades em espaços de poder – questões vivenciadas pelas mulheres no campo científico.

Dos debates fomentados nos encontros resultaram os documentos que serão levados para votação pela plenária na 5ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, na qual serão definidos os rumos e diretrizes adotados pela política de CTI para os próximos 4 anos. A Fiocruz esteve presente em ambos os eventos, com representantes de suas diversas unidades, participando ativamente das discussões e contribuindo com a construção de ambos os documentos.

A Fiocruz Paraná foi representada pela sua vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Maria das Graças Rojas Soto. Atuante em ambos os temas no ICC, Maria das Graças destaca a importância da participação do instituto nas discussões promovidas pelo MCTI. “Participar de uma conferência é estar presente na construção da história e dos rumos que terão essas pautas no país. A Fiocruz instiga fortemente suas unidades a aderirem a esse papel social, fortalecendo a instituição, e à sua representação nas discussões que fazem parte de sua missão institucional. Os encontros foram muito ricos, produzindo muitas reflexões e fomentando articulações entre as instituições que lá estavam que robustecem a atuação de todos; dificuldades existem, e muitas, mas elas se tornam menores quando se junta forças e se atua em coletividade”, finaliza a vice-diretora.

Para o diretor da Fiocruz Paraná, Stenio Fragoso, é fundamental a inserção do instituto nos debates de CTI. “Somos uma instituição que atua com saúde e que, para melhor cumprir sua missão, está profundamente inserida no campo CTI. A Conferência Nacional de CTI é a oportunidade de contribuir com nossos conhecimentos, vivências e experiências nas diversas pautas discutidas nesse espaço, atuando para fortalecer o sistema Fiocruz. Contribuímos e posteriormente nos beneficiamos com as politicas que são postas em curso, uma vez que elas atendem nossas necessidades que nesse espaço de debate expusemos. O ICC estará presente nas Conferências CTI estadual, regional e nacional, firmando sua presença como ente que tem muito a somar nas discussões e como integrante de uma instituição tradicionalmente engajada nessa área e na construção das políticas do país”, declara o diretor.

Os encontros contaram com a presença da Ministra de CTI, Luciana Santos, do Secretário de CTI para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, da Coordenadora de Popularização da Ciência e Educação Científica, Juana Nunes, representantes governamentais e políticos do estado do Rio de Janeiro, além da vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, representando o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado.

 


TOP