Fiocruz Paraná recebe coordenadoria da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz na Região Sul
O incentivo às vocações científicas em jovens estudantes é uma pauta à qual a Fiocruz devota muita atenção e carinho. Com esse intuito, nasceu a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma), que hoje se encontra na sua 12ª. edição. Criado há mais de 20 anos, o certame voltado a estudantes e professores do ensino básico é bianual e já esteve sob o comando da nossa atual Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Sob a regência hoje da coordenadora nacional de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), Cristina Araripe, a Obsma é o maior programa de divulgação científica da Fundação, conduzido por coordenações regionais que garantem a sua capilaridade, em integração com a coordenação geral.
Reorganizando a abrangência das coordenações já existentes, que contemplam todos os estados brasileiros, no dia 03 de abril, foi oficializada a criação da Regional Sul da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, cuja coordenação será instalada no Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná e conduzida pela servidora que atua com divulgação científica no instituto, Maria das Graças Rojas Soto, atual vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação.
Para o diretor do instituto, Stenio Fragoso, esta vinda de uma coordenação da Obsma para o Paraná reflete o compromisso do ICC com a pauta da educação e divulgação científica. “Agradecemos à VPEIC na pessoa da Cristina Araripe a confiança em nós depositada, uma vez que sabemos da importância estratégica deste programa para a Fiocruz e da seriedade com que é conduzido desde a sua criação. A Coordenação Regional Sul no ICC é um desejo acalentado há muito tempo, desde o início desta gestão, e se concretiza agora em meio às celebrações dos 25 anos da Fiocruz Paraná, o que nos traz grande alegria”, declara Fragoso.
A coordenadora geral da Obsma, Cristina Araripe, ressalta o aspecto estratégico da nova regional. “A criação da nova Regional Sul corresponde a uma antiga expectativa de fortalecimento da Olimpíada da Fiocruz nos estados do sul do país. Com a entrada do ICC no grupo de coordenadores, esperamos ampliar o número de ações de formação de jovens e de professores da educação básica “, explica Araripe.
A coordenadora da Regional Sul, Maria das Graças, vem colaborando com a Olimpíada desde os tempos em que atuava na Fiocruz Mato Grosso do Sul e se diz encantada com esse programa. “Tenho acompanhado ações da Olimpíada com professores e estudantes e as premiações resultantes, e é sempre muito emocionante perceber desde o despertar para as possibilidades de projetos envolvendo saúde e meio ambiente até o maravilhamento quando os premiados podem conhecer o castelo da Fiocruz. É um programa de fato muito inspirador e efetivo no seu propósito de estimular o conhecimento científico nas áreas em que se propõe”, afirma Maria das Graças. ‘’É uma honra, uma oportunidade e uma responsabilidade ter uma regional Obsma/Fiocruz no nosso instituto”, conclui.
A Olimpíada, que já contou com a parceria do ICC na sua área de comunicação e participação de colaboradores em suas oficinas pedagógicas, neste momento inicia as articulações com instituições de ensino e secretarias municipais e estaduais de educação para realização de suas ações com estudantes e professores e estímulo às inscrições de projetos.
A 12ª. edição está com inscrições abertas, com encerramento em junho deste ano.