Curso internacional ofereceu visão das técnicas mais avançadas de diagnóstico de neoplasias hematológicas

por / sexta-feira, 06 outubro 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Durante o período de 25 a 29 de setembro, treze estudantes brasileiros oriundos de diferentes regiões do país tiveram a oportunidade de participar do curso internacional intitulado “Genomic Biomarkers and their Interpretation in Hematologic Malignancies,” organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) do Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná. Este curso, ministrado por especialistas da Universidade de Toronto, que incluem nomes como Adam C. Smith, José-Mario Capo-Chichi e Hubert Tsui, ofereceu aos participantes uma visão profunda das técnicas mais avançadas para detectar, analisar e interpretar alterações genéticas de grande importância na área da hematologia.

Tatiana Brasil, coordenadora do PPGBB do ICC – Fiocruz Paraná, ressaltou a relevância deste curso internacional ao afirmar que “ele abre as portas do PPGBB para a comunidade nacional e internacional, projetando o programa como um local de excelência para a formação de estudantes de diversas origens e reforçando o nosso compromisso com um ensino de alta qualidade e reconhecimento”.

Durante o curso, os participantes se atualizaram sobre a mais recente classificação das neoplasias hematológicas, lançada em 2022 pela Organização Mundial da Saúde, e debateram os desafios relacionados ao diagnóstico dessas doenças. Além disso, revisaram técnicas de citogenética, exploraram métodos de genética molecular e aplicaram seus conhecimentos em casos práticos.

Dalila Zanette, pesquisadora do ICC e uma das organizadoras do curso, destacou a participação de especialistas na área de hematologia, com foco em leucemias, síndrome mielodisplásica e doenças mieloproliferativas. Os palestrantes detalharam as técnicas laboratoriais e de análise utilizadas em seus centros de origem, com ênfase na interpretação dos resultados. Os alunos selecionados também desempenharam um papel ativo durante o curso, gerando discussões pertinentes e esclarecendo dúvidas, especialmente aquelas relacionadas à interpretação de dados genômicos, que requerem uma análise minuciosa antes de sua aplicação.

Além de abordar técnicas tradicionais, o curso explorou práticas inovadoras, especialmente voltadas para ambientes com recursos limitados.

Mateus Aoki, tecnologista do ICC e outro organizador do evento, enfatizou que o curso integrou pesquisa básica e aplicada na onco-Hematologia, abordando técnicas, incluindo procedimentos, análise de leucemias hereditárias e estudos de casos reais em um grande hospital e centro de pesquisa canadense.

A colaboração internacional entre estudantes brasileiros e professores de Toronto enriqueceu o aprendizado, criando um ambiente propício para futuras pesquisas. “Este curso não apenas aprimorou habilidades, mas também estabeleceu uma ponte global, ilustrando o poder da colaboração e inovação na incessante busca pelo entendimento e tratamento das doenças hematológicas”, completou Aoki.

Denise Wosniaki, biomédica, doutoranda do PPGBB e aluna do curso, resumiu a experiência afirmando: “O curso foi de suma importância para aprimorar meus conhecimentos em diversos aspectos essenciais e incríveis sobre oncologia, hematologia, citogenética e biologia molecular. Espero sinceramente que uma segunda edição deste curso seja realizada no futuro, pois acredito que foi extremamente proveitoso e teve um impacto significativo no desenvolvimento profissional de todos os alunos envolvidos”.

Fotos: Itamar Crispim


TOP