Curso de inverno do ICC contou com a participação de alunos de diferentes regiões do país

por / segunda-feira, 31 julho 2017 / Categoria Instituto Carlos Chagas

O IV Curso em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), reuniu, entre os dias 24 e 28 de julho, estudantes de todo o país e foi organizado e ministrado por mestres e doutores, incluindo pesquisadores convidados, alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PGBB) do ICC. Na edição deste ano, além das palestras, sete mini-cursos – que abordaram temas como células-tronco, técnicas em virologia, métodos moleculares aplicados ao diagnóstico de doenças infecciosas, utilização da ferramenta CRISPR/Cas9 e espectrometria de massas – foram oferecidos aos 39 participantes, que também puderam apresentar seus trabalhos em forma de pôster.

“O objetivo do curso de inverno é proporcionar aos estudantes de graduação e recém-formados o contato teórico e prático com técnicas utilizadas em pesquisa básica e aplicadas nas principais áreas das Ciências Biológicas e da Saúde”, explica a pesquisadora do ICC Letusa Albrecht, organizadora da iniciativa, juntamente com a pesquisadora Ana Luiza Pamplona Mosimann. Os participantes foram recebidos pelo coordenador da PPGBB, Alejandro Correa, que apresentou a Fiocruz, sua missão e atividades e um panorama histórico do crescimento do Instituto Chagas e de seu programa de Pós-graduação.

Participante do curso, Luciele Menezes, aluna de Biomedicina do Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria, descreveu a experiência como uma grande oportunidade para consolidar o futuro. “Desde o terceiro período da faculdade já trabalho dentro de laboratório, na área de pesquisa relacionada à diagnóstico. O curso me surpreendeu, foi muito mais do que esperava. Conheci várias plataformas, com equipamentos de ponta, um ambiente diferente da minha realidade no dia a dia. Estou muito empolgada com a pós-graduação do ICC, já até me informei sobre a forma de ingresso”, contou.

Vinda de Manaus, Sofia Cavalcante, participou do mini-curso Determinação estrutural e quantificação por espectrometria de massas. “Valeu muito a pena estar aqui. O conhecimento que adquirimos no curso não é fácil de se encontrar, o conteúdo não é comum e o grupo aqui do ICC desenvolve muito bem os trabalhos nessa área. Foi incrível, aprendi muito e fiquei impressionada com a infraestrutura do Instituto”, dispara a graduanda em Biomedicina da Universidade Federal do Amazonas.

Aluna de mestrado da Universidade Federal de Sergipe, Mirela Conceição Santos Jesus, explica que se interessou em participar porque trabalha nas pesquisas relacionadas à Zika Vírus e a estrutura e a expertise da Fiocruz nessa área são reconhecidas no Brasil todo. “Me trouxe um conhecimento importante, além da possibilidade de firmar parcerias e ampliar o meu projeto de pesquisa. Técnicas que tive contato durante esses dias, nós não temos lá”, ressaltou.

Os mini-cursos foram ministrados por pesquisadores do ICC e alunos da PPGBB do Instituto. Beatriz Borges, já participa pela segunda vez como monitora da iniciativa. “Na primeira vez que participei ainda era aluna de Iniciação Científica. Agora, foi mais produtivo, já que compartilhei com os alunos minha experiência de dois anos como bolsista técnica aqui no Instituto. Todos foram muito receptivos e elogiaram muito nossa estrutura”, reforçou.

Beatriz esteve envolvida, juntamente com o grupo de alunos do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do ICC, na organização e na divulgação da iniciativa. Eles produziram vídeos para as redes sociais que chamaram a atenção de interessados de todo o país. O doutorando do PGBB Allan Cataneo reforçou esse time, além de participar como monitor, trabalho que contou como fechamento de uma das disciplinas da PPGBB. “Nossa ideia, com os vídeos que produzimos, foi a de aproveitar essas ferramentas, atingir nosso público e mostrar que não estamos isolados, estamos atuando nas redes sociais. Para minha formação como doutorando, ministrar aulas foi muito importante, já que ganhamos experiência na prática da docência, que é tão importante para nossa carreira como pesquisadores e professores”, declarou.

Foto: Itamar Crispim

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