Curso ensina a redigir um artigo científico em inglês para revista estrangeira

por / terça-feira, 07 junho 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Os desafios de um cientista brasileiro para publicar um artigo em inglês numa prestigiosa revista estrangeira são muitos. Regras e técnicas devem ser seguidas; padrões editoriais, obedecidos; e todas as partes do texto, concatenadas. Para ampliar a chance de os alunos de mestrado e doutorado conseguirem publicar artigos lá fora, as Coordenações da Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) e a de Comunicação, Extensão e Divulgação Cientifica (Cocedic), do ICC, promoveram o Curso de Escrita Científica para Publicação em Inglês, ministrado de 16 a 27 de maio, pelo doutor em linguística aplicada Ron Martinez, coordenador estadual da nova rede Academic Writing And Research Development (Award).

Nos dez dias de curso, com aulas remotas e muitas atividades práticas, o professor Martinez tratou da linguagem propriamente dita mas principalmente da estruturação do texto científico para os moldes das publicações estrangeiras. Segundo ele, os artigos de brasileiros “tendem a dar menos destaque, especialmente na introdução, à ‘novidade’ da pesquisa”. “No gênero científico, especialmente para publicação internacional, o objetivo da introdução é contextualizar e justificar a pesquisa”, explica, enquanto no Brasil se busca “mostrar que você, autor, possui amplo conhecimento e domínio do tema”.

A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto, avalia que os objetivos da iniciativa foram alcançados. “Nossa intenção é incrementar os conhecimentos oferecidos a nossos alunos e instrumentalizá-los com técnicas que potencializem as possibilidades de publicação de seus artigos em revistas e periódicos internacionais de alto impacto”, afirmou.

A coordenadora do PPGBB, Tatiana Brasil ressaltou que o curso apresenta “ferramentas excelentes para a escrita científica, com as quais não temos familiaridade usualmente, mesmo com tantos anos de experiência”. “Vejo o curso e o contato com o doutor Martinez oportunos para a formação do cientista na transmissão dos seus achados e conhecimento”, avaliou.

Ron Martinez elogiou a qualidade da turma de pós-graduandos do ICC. “Todos trouxeram as pesquisas em andamento ou finalizadas. Isso ajudou muito para que cada um aplicasse as dicas passadas nas suas próprias pesquisas. Foi muito legal ler as contribuições que todos eles têm a oferecer”, destacou.

ALUNAS – “A escrita de uma tese tende a ser mais explicativa, com textos introdutórios grandes; mas, para um artigo científico, é preciso trazer elementos concisos que tenham a ver exatamente com o resultado e a discussão que quer apresentar. E, além disso, a língua inglesa por si só já traz essa fala mais direta que é preciso adequar”, aprendeu Bárbara Figueiras, participante do curso, doutoranda do PPGBB.

A aluna Isabelle Zaboroski Silva, também do doutorado, disse que superou as dificuldades para iniciar o seu artigo científico com o curso. “Fiquei muito feliz por essa oportunidade proporcionada pela instituição, com um instrutor muito didático e, com certeza, muito apaixonado pelo que faz”, elogiou. Para Gisele Veiga, aluna do mestrado, o curso ajudou a compreender como se constrói um artigo científico e quais os pontos importantes que devem ser seguidos. “O curso auxilia com todas as ferramentas necessárias na hora de se escrever um bom artigo científico em inglês”, concluiu.

A próxima etapa da proposta é a seleção de três participantes do curso para serem contemplados cada um com três sessões complementares de uma hora de assessoria e revisão dos manuscritos diretamente com Martinez.

 

 


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