ICC impacta territórios e populações na 20ª. SNCT
O mês de outubro mobilizou os pesquisadores em formação, os estudantes de iniciação científica, a equipe de Comunicação e de Divulgação Científica do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) nas ações para a população, que fizeram parte das comemorações da 20ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A SNCT é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de popularizar a ciência. A cada ano, em outubro, instituições de ensino e pesquisa do país desenvolvem projetos com o tema proposto no ano e se deslocam aos territórios para conversar coma população. Adotando como mote o tema desta edição, “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, a equipe do ICC se reuniu por dois meses, criando e desenvolvendo materiais educativos e atividades lúdicas e artísticas para levar a ciência à sociedade de uma forma acessível e divertida.
E o momento esperado se deu na semana de 23 a 28 de outubro, quando foram visitadas escolas, cooperativas de trabalhadores e comunidades quilombolas de Curitiba e Região Metropolitana. Na proposta da SNCT 2023, a Fiocruz Paraná inseriu o projeto Sociedade da Saúde, que visa estimular a vacinação em cooperativas de trabalhadores do entorno. Também se somou à proposta a Mostra de Tecnologias Sociais Educativas e o Varal da Ciência, que contemplam a comunidade escolar, incentivando a produção de material educativo que verse sobre questões identificadas no território e apresentem solução sustentável para elas.
Para Maria das Graças Rojas Soto, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Paraná, responsável pelas ações de Extensão e Divulgação Científica do ICC, a SNCT é o principal momento em que o ICC se aproxima da população, levando a ciência de uma maneira lúdica e divertida às populações vulnerabilizadas e à sociedade em geral. “Aproveitamos este evento, que já vem sendo desenvolvido no ICC desde 2015 e que a cada ano cresce e se espalha mais, para congregar os jovens que desenvolvem suas pesquisas no instituto em um momento de criação, discussão de ideias e desenvolvimento de estratégias que funcionem para essa troca com a sociedade. Todos são convidados a se somar ao grupo de organização e a cada ano é uma surpresa o que acaba nascendo desses encontros e as vocações que são despertadas para a ação do cientista de divulgação científica, parte da nossa missão institucional”, afirma a coordenadora dos três projetos que estão em execução nesta proposta.
A SNCT tem se ampliado e ficado mais robusta a cada ano, com ações que antecedem e sucedem a semana em que se concentram as celebrações, nesta edição compartilhou também experiências com outro estado. As comemorações no mês de outubro foram abertas com a participação das pesquisadoras do ICC, Letusa Albrecht e Tatiana Brasil, na Semana de Biotecnologia, promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), de Curitiba, que conversaram com cerca de 120 estudantes dos cursos de Biotecnologia, Química, Meio Ambiente e Farmácia do CEEP. Tatiana Brasil, que também atua como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) do ICC, compartilhou sua jornada pessoal e profissional, desde a infância até sua posição atual na carreira científica, abordando os desafios e as alegrias encontrados nessa trajetória e destacou as características do PPGBB/ICC. Letusa Albrecht enfatizou a importância das vacinas na saúde pública e apresentou os projetos de pesquisa em andamento em seu laboratório no ICC, explorando a relação entre patógenos e saúde mental.
Na semana seguinte, nos dias 18 e 19, a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto, contribuiu em um encontro sobre vacinação em Macapá/AP, a convite do Programa Fiocruz Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, sob coordenação de Lurdinha Maia e Akira Homa. Soto ministrou uma oficina de integração para profissionais de saúde e de educação do estado, estimulando a atuação conjunta entre ambos os setores e entre os 16 municípios, utilizando para isso um referencial lúdico e artístico, marcas das ações de divulgação científica desenvolvidas no ICC.
Territórios
O ICC/Fiocruz Paraná levou as ações da SNCT para as cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos do Bairro e Novo Amanhecer, ambas localizadas na Cidade Industrial de Curitiba, nos arredores do campus em que se encontra o ICC. A equipe do projeto apresentou aos trabalhadores jogos e atividades recreativas que promovem a saúde pública e divulgam as contribuições que a ciência e a tecnologia podem trazer para um desenvolvimento sustentável. As ações abordaram também a importância das vacinas, incentivando à vacinação, como parte do projeto “Sociedade da Saúde”, apoiado pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná.
Além de ações externas, a 20ª SNTC da Fiocruz Paraná dedicou um dia de visitação ao ICC aos estudantes do curso de Biotecnologia do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Curitiba, no programa ICC de Portas Abertas. A vice-diretora Maria das Graças Rojas Soto recebeu os estudantes, apresentando-lhes a iniciativa da SNCT e refletindo sobre as contribuições das ciências para o desenvolvimento sustentável. O instituto foi apresentado aos visitantes pelos pesquisadores Fabio Passetti e Michel Batista, que mostraram as pesquisas que realizam.
Mostra e Exposição Fotográfica
A programação da 20ª SNTC incluiu a “Mostra de Tecnologias Sociais Educativas: instrumentos de saúde pública e exercício de cidadania” e o concurso fotográfico “Varal da Ciência: Tudo é Saúde nos ODS”, apoiados pelo CNPq. Os eventos ocorreram na quadra de esportes do CEEP e premiaram os melhores projetos apresentados pelos estudantes em 6 categorias: produção audiovisual, produção escrita, produção de jogos, produção de aplicativos, produção artística, produção de mídias digitais e produção temática. Os trabalhos foram avaliados por Gustavo Gonçalves, pós-doutor em Biotecnologia e Biociências, Wagner Nagib, produtor multimídia do ICC, e Maria das Graças Rojas Soto, doutoranda em Tecnologia e Sociedade, coordenadora do projeto. As imagens que concorreram no Varal da Ciência foram avaliadas por Itamar Crispim, fotógrafo e artista plástico do ICC. Os participantes foram premiados com troféus, medalhas e certificados; os primeiros colocados em cada categoria foram premiados com um passeio ao Parque da Ciência Newton Freire Maia.
A diretora auxiliar do CEEP, Ângela Maria Wolski Borill, ressaltou que a Mostra proporcionou uma plataforma para os alunos exibirem seus talentos, abrindo portas para oportunidades de empregabilidade técnica e científica. Maria das Graças enfatizou a qualidade dos trabalhos apresentados e aventou a possibilidade de incentivar o desenvolvimento de alguns produtos apresentados em parceria com o ICC.
A 20ª SNTC da Fiocruz Paraná foi encerrada com uma ação de popularização da ciência realizada na comunidade quilombola da Restinga, no município da Lapa (PR), que recebeu a equipe e participou ativamente das ações propostas.
Nesse movimento de encontro à população apoiado pela VPEIC/Fiocruz, pelo MPT/PR e pelo CNPq, as ações de divulgação científica realizadas pelo ICC atingiram diretamente por volta 1.400 pessoas, impactando público e realizadores.
Fotos: Itamar Crispim, Wagner Nagib e Ricardo Medeiros