Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná conquista prêmios em Práticas Inovadoras de Gestão e Qualidade

por / segunda-feira, 04 dezembro 2017 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Experiências desenvolvidas por colaboradores da unidade foram contempladas com o terceiro e quarto lugares do 1º Prêmio Fiocruz: Práticas Inovadoras de Gestão e Qualidade na Pesquisa

O VII Encontro da Qualidade, realizado em 28/11, no Auditório do Museu da Vida, foi dedicado ao tema O Papel da Qualidade na Integridade das Pesquisas Científicas. A abertura do evento contou com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Moreira; da representante da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, Cássia Dias Pereira; e da coordenadora do Programa de Gestão da Qualidade da Fiocruz (CQuali), Renata Almeida de Souza. A convidada para apresentar a Palestra Magna foi Carmen Navarro, responsável pelo serviço de Qualidade na Pesquisa da Agência de Política e Qualidade da Universidade de Barcelona. Na ocasião, também foi entregue o 1º Prêmio Fiocruz: Práticas Inovadoras de Gestão e Qualidade na Pesquisa. O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) conquistou o terceiro e o quarto lugar dos prêmios destinados a experiências bem sucedidas na área.

“A gestão da qualidade é da maior importância para garantir a sustentabilidade do sistema de ciência e tecnologia da Fiocruz, e suas ações devem estar bem próximas dos nossos laboratórios de pesquisa e de referência”, disse Mario Moreira. A presidente Nísia reafirmou a importância da agenda da qualidade na gestão da pesquisa para a Fundação e para o SUS. “Precisamos avançar nessa questão, mas é importante ressaltar que já temos um grande acúmulo nessa área e a Fiocruz tem plenas condições, a partir de sua expertise, de ter seus próprios marcos de referência”. Sobre o Prêmio, Nísia disse que é um incentivo para novas práticas, “mas é principalmente um estímulo ao trabalho coletivo na qualidade”.

 CQuali
Renata Souza apresentou os principais resultados da Coordenação da Qualidade em 2017 e a agenda para 2018. Ela falou da recente atualização do Comitê Gestor do Programa da Qualidade, que, entre as mudanças efetuadas, passou a contar com um representante da Fiocruz Ceará. Sobre o Programa de Capacitação da CQuali, realizado em conjunto com a Escola Corporativa Fiocruz, informou que quase 150 servidores das diversas unidades participaram dos quatro cursos oferecidos em 2017. Como novidade para 2018, Renata anunciou que as capacitações da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VAAPS) para acreditação hospitalar serão feitas em conjunto com a CQuali.

A coordenadora forneceu um quadro dos progressos da implantação sistema de gestão integrado na Fiocruz, concluindo que “houve um crescimento substancial” na proporção de unidades que executam e comunicam internamente sua política de qualidade, além de maior adesão às normas de qualidade que orientam as diversas atividades realizadas pela Fiocruz. Renata descreveu também as iniciativas da instituição para integração à Plataforma de Cidadania Digital, iniciativa lançada pelo governo federal, no final do ano passado, para “orientar as organizações públicas quanto à melhoria e simplificação de seus serviços, com foco no usuário”.

Um resultado dessa integração é o lançamento da Carta de Serviços Digital da Fiocruz, feita em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict) e que estará disponível aos usuários no Portal já em dezembro deste ano. Clique aqui para baixar a apresentação.

 Palestra Magna

Proferida por Carmen Navarro, responsável pelo Serviço de Qualidade na Pesquisa da Agência de Política e Qualidade da Universidade de Barcelona (UB), a Palestra Magna tratou do papel da Qualidade na integridade das pesquisas científicas. “Por meio das boas práticas na pesquisa, os resultados que aparecem devem ser exatos, reproduzíveis e rastreáveis. Mas sabemos que não é sempre isso que acontece”, afirmou.

Em sua apresentação, Carmen falou sobre a estratégia usada para a atuação do Serviço de Qualidade nas Pesquisas da UB. “Implantamos um sistema de gestão da Qualidade nas atividades de transferência de resultados e tecnologias, e nas estruturas de suporte à pesquisa”, informou, complementando que as demais atividades de pesquisa são cobertas pelo Código de Boas Práticas na Pesquisa (Clique aqui para baixar). O Código, desenvolvido pela Universidade, tem como objetivo melhorar a qualidade da pesquisa em todos os campos, garantir a honestidade e o rigor das pesquisas, além de garantir boas práticas científica durante a formação dos pesquisadores. Clique aqui para baixar a apresentação.

O último bloco do VII Encontro da Qualidade uma cerimônia de reconhecimento das iniciativas na área da Qualidade que se destacaram na Fiocruz, com a entrega do 1º Prêmio Fiocruz: Práticas Inovadoras de Gestão da Qualidade na Pesquisa. De um total de 28 práticas inscritas, foram escolhidas por uma comissão cinco iniciativas finalistas, apresentadas antes da premiação. A primeira colocação ficou com a prática da Fiocruz Rondônia, A automação de parâmetros de rotina na melhoria do monitoramento dos controles na Gestão da Qualidade, apresentada por Jansen Fernandes de Medeiros, que recebeu das mãos da presidente da Fiocruz seu troféu.

Confira abaixo a tabela com os cinco finalistas

tabela

Com informações CCS/ Fiocruz


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