Fiocruz Paraná reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para debater Gestão da Ciência

por / segunda-feira, 15 Janeiro 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Entre os meses de outubro e dezembro de 2023, o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) realizou o Encontro Internacional em Gestão da Ciência, organizado pela Assessoria de Novos Negócios e Inovação (ANNI/ICC) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB/ICC). O tema principal do evento foi “Ciência Aberta” e a iniciativa integrou a disciplina de Seminários do PPGBB. Em cinco seminários, especialistas de diferentes instituições nacionais e internacionais apresentaram pesquisas, percepções e reflexões sobre os grandes avanços na área, tanto no acesso ao conhecimento sem barreiras, quanto nas novas exigências das agências de fomento, nas formas de se medir a ciência e nas limitações no direito de acesso e uso da informação científica.

A coordenadora da ANNI e, também integrante da Comissão de Ciência Aberta do ICC, Fabrícia Pimenta, ressalta a importância da parceria interna realizada, que reflete a forma coletiva em que se move a ciência. “Em nosso instituto, a parceria com a pós-graduação teve uma importância estratégica ao buscar o aperfeiçoamento dos futuros pesquisadores, visando a ampliação de competências e o olhar crítico sobre a gestão da pesquisa científica”, afirma Fabrícia. “A discussões se mostraram tão proveitosas que nos motivaram a realizar um segundo encontro, já em maio de 2024. Fique atento às datas, não perca essa oportunidade”, diz a coordenadora da ANNI.

“O convite da ANNI para a organização conjunta desse encontro foi muito oportuno. A proposta abordou um tema atual que acrescentou conhecimentos importantes à nossa comunidade acadêmica, encabeçada por um setor do instituto que tem muita expertise nessa área. Essa iniciativa conjunta é mais uma ação que fortalece a qualidade do ensino da nossa pós-graduação, trazendo muito aprendizado a todos nós”, afirma Tatiana Brasil, coordenadora do PPGBB/ICC.

A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto, também avaliou de forma positiva a parceria. “Acreditamos que juntos nos tornamos melhores e mais fortes. Este encontro nos mostrou uma vez mais que o caminho é coletivo”, diz a vice-diretora, que representou a direção no apoio à organização do evento. “Desta vez, a iniciativa brotou da ANNI, contagiou a área de educação e representou ganho de conhecimento a todas as áreas do instituto. A qualidade e interinstitucionalidade dos palestrantes convidados atendeu à nossa missão de formar pesquisadores críticos e com visão abrangente, inseridos em pautas científicas globais, e de fomentar a internacionalização no instituto. Ficamos felizes com os resultados e já nos preparamos para a segunda edição do evento”, afirma Maria das Graças.

O seminário de abertura do encontro foi realizado durante a Semana Internacional do Acesso Aberto (#OAWeek) na Fiocruz, evidenciando o alinhamento do ICC com as políticas institucionais da instituição. Realizado de modo híbrido, o evento contou com 220 participantes, provenientes de 62 instituições (37 universidades/faculdades públicas e privadas, 13 entidades governamentais ou da administração indireta, 8 entidades ou empresas privadas e 4 instituições de outros países). Marcaram presença de colaboradores de unidades da Fiocruz, como Instituto René Rachou; Instituto Ageu Magalhães; Instituto Gonçalo Muniz; Escola Nacional de Saúde Pública; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde; Instituto Oswaldo Cruz; Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde; Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; e Instituto de Tecnologia em Fármacos.

Nos cinco seminários foram abordados temas que incluíramA pesquisa científica no contexto da Ciência Aberta”, “Iniciativas governamentais e institucionais de acesso aberto”, “Reprodutibilidade científica e gestão de dados de pesquisa”, “Redes sociais e seus efeitos na comunidade científica e sociedade” e “Como fica o direito autoral na Ciência Aberta?”. Participaram como convidados especialistas da Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho, Leibniz Institute for the Social Sciences e, além da Fiocruz, de instituições de ensino como a USP, UFRJ, UFPE, entre outras.


TOP