Fiocruz Paraná presente na cerimônia de premiação Capes de Tese de 2023

por / terça-feira, 26 dezembro 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promoveu no dia 14 de dezembro, a entrega do Prêmio Capes de Tese 2023. Os autores, com seus respectivos orientadores, participaram da cerimônia no Auditório Anísio Teixeira, em Brasília. Marlon dos Santos, egresso do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), participou da premiação dada a Menção Honrosa recebida pela tese “Avanços na proteômica: novas tecnologias de aquisição de dados, ferramentas, e estratégias de análise”. Santos foi orientado por Paulo Carvalho e coorientado por Juliana Carvalho.

“A cerimônia de premiação foi uma experiência enriquecedora. O evento reuniu profissionais renomados e se destacou pelo seu clima de respeito e celebração acadêmica. Foi uma ocasião especial para conhecer as realizações dos colegas e, também, para refletir sobre o caminho que percorri até aqui”, afirmou Marlon dos Santos. “Esta cerimônia, tida como o Oscar da ciência no Brasil, reforçou a importância da nossa área de atuação e evidenciou a excelência e o impacto da pesquisa realizada em nosso país.”

Para Paulo Carvalho, a menção honrosa é um testemunho do impacto e qualidade do trabalho realizado na Fiocruz Paraná. “Reforça a posição da instituição como um centro de pesquisa de alto calibre, contribuindo significativamente para o avanço da ciência no Brasil”, disse Carvalho. “É uma honra que destaca nossa dedicação à pesquisa científica e ao desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde pública, reafirmando nosso compromisso com a excelência acadêmica e com o bem-estar da sociedade.”

Após o reconhecimento de seu estudo no Prêmio Capes, Marlon planeja dar continuidade ao aprofundamento das linhas de pesquisas iniciadas em sua tese, focando no desenvolvimento de metodologias computacionais baseadas em espectrometria de massas. “O objetivo é desenvolver estratégias de análise mais avançadas e eficientes. Pretendo, também, estabelecer colaborações com outros pesquisadores para aplicar esses avanços em desafios práticos. Isso tem o potencial de contribuir significativamente para o avanço da ciência e gerar benefícios reais para a sociedade, incluindo melhorias em diagnósticos e tratamentos.”

A coordenadora do PPGBB, Tatiana Brasil, ressalta a motivação proporcionada a discentes e docentes quando recebem o reconhecimento da importância e qualidade de trabalhos produzidos no programa. “A tese é a do Marlon, mas a alegria e o sentimento de conquista é de todos”, complementa ela. “A cerimônia de premiação anual da Capes é um momento ímpar que carrega em si os anos de esforços, dúvidas, desalentos e esperanças de que são constituídas as pesquisas – um fechamento, cuja mensagem é de grande alento para aqueles que se destacaram no ano”, declara a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Paraná, Maria das Graças Rojas Soto. “Marlon levou o PPGBB a Brasília este ano; nos próximos poderão ser outros discentes do programa, essa é a mensagem que nos chega ao ICC e que muito nos orgulha do feito acontecido e nos alegra pelos feitos porvir”, finaliza ela.

“A premiação pela Capes neste ano simboliza que o ICC está no caminho certo, pesquisa e ensino se fortalecendo mutuamente e alcançando, com isso, o reconhecimento da comunidade científica. Nossa grande alegria vem aliada a um compromisso igualmente grande, o de continuar entregando ao SUS resultados de excelência que culminem na saúde da população”, afirma Stenio Fragoso, diretor da Fiocruz Paraná.

A edição deste ano teve o maior número de inscritos nos 19 anos de existência da premiação: 1.469 trabalhos. O prêmio reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros.

 


TOP