Fiocruz Paraná lança iniciativa de promoção de integração acadêmica e científica protagonizada por discentes do PPGBB
O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologias (PPGBB) da Fiocruz Paraná realizou no dia 5 de abril o “Compartilhando Ciência”, um evento mensal que visa promover a troca de conhecimentos entre os estudantes do programa. Realizado no auditório do instituto, a primeira edição contou com apresentações de artigos científicos recém-publicados por Louise Ulrich Kurt, Jhenifer Yonara de Lima e Aruana Fagundes Fiuza Hansel.
A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Paraná, Maria das Graças Rojas Soto, destaca a importância simbólica desta iniciativa no ano em que o instituto completa 25 anos. “Este é um dos movimentos provocados pelos mestrandos e doutorandos do nosso programa, aos quais se deu amplo espaço e voz na Jornada Acadêmica realizada no ano passado, da qual resultaram ideias e propostas acolhidas por nós e institucionalizadas pelo programa. A contribuição destes pesquisadores em formação, com seus relatos de experiências, anseios e ideias para fortalecimento do programa, reflete o amadurecimento da área de educação do instituto e daqueles aos quais buscamos oferecer uma formação ampliada, mais uma razão de celebração nestes 25 anos da Fiocruz Paraná”, afirma a vice-diretora.
De acordo com Tatiana Brasil, coordenadora do PPGBB, é importante dar protagonismo aos estudantes. “Reforça a integração e pode gerar frutos para todas as pesquisas da Fiocruz Paraná”, afirma Tatiana.
Artigos
Louise Kurt falou sobre os avanços relacionados ao RawVegetable 2.0, destacando quatro novos módulos que otimizam a aquisição de dados para experimentos de cross-linking químico. Esses módulos oferecem funcionalidades distintas para análise e interpretação de dados de interação proteína-proteína e proteômica estrutural. Louise enfatizou a importância do evento, afirmando que é fundamental conhecer o trabalho dos colegas para compartilhar e colaborar mutuamente.
Jhenifer Lima destacou a relevância do evento como uma demanda dos próprios alunos do PPGBB, visando superar a falta de conhecimento sobre as pesquisas desenvolvidas pelos colegas. “Esse evento é um momento de compartilhar a ciência literalmente”, afirma. Ela discorreu sobre a asparaginase, medicamento utilizado no tratamento da Leucemia linfoide aguda em crianças, ressaltando a importância da adaptação e melhoria desse fármaco.
Para Aruana Hansel, o evento Compartilhando Ciência é uma ótima inciativa para apresentar os novos artigos produzidos pelos estudantes para toda a comunidade acadêmica. “Acredito que esse tipo de roda de conversa entre os alunos incentiva a pesquisa, a troca de ideias e, principalmente, a motivação para os outros estudantes também trabalharem nos seus próprios projetos”, disse Aruana. No artigo da estudante, ela ressaltou a investigação sobre como a diferenciação de células-tronco pluripotente humanas para cardiomiócitos estava sendo influenciada por processos de regulação pós-transcricional, como o recrutamento para polissomos, a poliadenilação alternativa e a regulação por microRNAs.
A próxima edição do Compartilhando Ciência está agendada para o dia 3 de maio. Com a expectativa de uma maior adesão e participação, o encontro promete ser uma ferramenta valiosa para promover a integração e colaboração entre os estudantes de pós-graduação da Fiocruz Paraná, e a difusão das pesquisas que vem sendo realizadas no instituto.
Foto: Ricardo Medeiros