Doutorandos do ICC atuam por um mês no Instituto Pasteur de Montevideo

por / segunda-feira, 06 dezembro 2021 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Doutorandos do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), Amanda Caroline Camillo de Andrade e Marlon Dias Mariano dos Santos, passaram um mês no Instituto Pasteur de Montevideo, no Uruguai. O convite para viverem essa experiência surgiu das colaborações que o orientador dos estudantes, Paulo Costa Carvalho, pesquisador do Laboratório de Proteômica Estrutural e Computacional do ICC, mantém com a instituição. A oportunidade foi reforçada com a premiação em 1º lugar dos trabalhos apresentados pelos estudantes na jornada acadêmica da pós-graduação, intitulados “Toward personalized skin health with mass spectrometry and artificial intelligence” e “DiagnoProt 2.0: Diagnosing microorganisms of interest to public health”.

“Aprendemos diferentes técnicas, tanto no âmbito laboratorial quanto computacional. Os frutos dessa experiência estreitaram ainda mais os laços com novos projetos entre a Fiocruz e o Instituto Pasteur no desenvolvimento de diagnósticos de bactérias resistentes, e esperamos que estas tecnologias cheguem o mais breve possível à população”, avalia Marlon.

Para Amanda, a experiência não só trouxe muito aprendizado, como também expandiu seus horizontes em todos os sentidos. “Oportunidades como estas possibilitam que nos tornemos pessoas mais flexíveis, multiculturais, capazes de adaptação em diferentes meios e situações. Essa troca de experiências e abertura de novos horizontes impactam diretamente na qualidade de nossa pesquisa, aprendendo novas técnicas e habilidades para aplicar e estabelecendo pontes com outros cientistas, pois conhecimento compartilhado é conhecimento que não se perde”, reforça.

Para os cientistas em início de carreira, que sonham com uma experiência como essa, os estudantes destacam a disciplina e a motivação como fatores fundamentais. “Também é preciso ter habilidade de saber lidar com adversidades que surgem no caminho. Mas o segredo é nunca deixar que isso te desmotive, e sim, encarar como algo que irá te fazer crescer e amadurecer, afinal, mar calmo nunca fez bom marinheiro. Buscando sempre mais e nunca deixando a acomodação tomar lugar, as oportunidades vão surgir no teu caminho, repletas de novos desafios e com experiências engrandecedoras”, finalizam.


TOP