Discente da Fiocruz Paraná é homenageado no Dia da Educação
No Dia da Educação, celebrado pela Fiocruz no último mês, foram homenageados recentes laureados com tÃtulo de mestre ou doutor em programas de pós-graduação da Fundação. Dentre eles, recebeu a homenagem Marlon Santos, que concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) do Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná, pela menção honrosa recebida no Prêmio Capes de Teses 2023. Marlon recebeu reconhecimento por seu trabalho no campo das metodologias computacionais baseadas em espectrometria de massas na área de saúde pública.
Marlon Santos, que participou à distância da cerimônia, expressou sua gratidão, afirmando: “É com grande satisfação e honra que recebo o prêmio Capes, o qual demonstra o potencial das metodologias computacionais baseadas em espectrometria de massas na saúde pública. Agradeço aos meus orientadores, professores, colegas e minha famÃlia por estarem presentes nessa jornada. Juntos, seguimos avançando na ciência”.
O orientador de Marlon, Paulo Costa Carvalho, também compartilhou palavras de agradecimento: “Gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos à Fiocruz e, especialmente, à Fiocruz Paraná, que forneceu um ambiente excepcional para a realização dessa pesquisa. Estendo minha gratidão ao programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia, à coordenadora do programa, Tatiana Brasil, e à vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Maria das Graças Rojas Soto. A trajetória de Marlon tem sido notável. Ele demonstrou excelência desde o inÃcio, com várias publicações em seu nome, incluindo um artigo na prestigiosa Nature Protocols. Marlon está atualmente em uma missão internacional, colaborando em projetos que têm um impacto significativo, especialmente no diagnóstico de bactérias resistentes a antibióticos. É uma imensa satisfação tê-lo orientado e continuar colaborando em projetos tão importantes”. A cerimônia ocorrida no Rio de Janeiro foi acompanhada presencialmente pela vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto.
A pesquisa de Marlon Santos envolve a aplicação de inteligência artificial para o diagnóstico de bactérias resistentes a antibióticos, uma questão crÃtica de saúde pública. Utilizando espectrometria de massas, seu trabalho tem o potencial de revolucionar as metodologias de vigilância sanitária de próxima geração.