Evento internacional sobre arboviroses reúne especialistas no ICC
Encontro, que debateu infecções virais transmitidas por mosquitos, homenageou o pesquisador da Fiocruz, Ricardo Galler
Nos dias 08 e 09 de novembro, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) sediou o I Workshop em Pesquisa sobre Arbovírus. O evento internacional, recebeu nomes como Charles Rice, da Rockefeller University – pesquisador responsável pelo desenvolvimento da primeira ferramenta de clone infeccioso na área de virologia e ganhador do Prêmio Lasker de Pesquisa Clínica 2016 –, e homenageou o pesquisador da Fiocruz, Ricardo Galler, pela sua atuação em pesquisas para desenvolvimento de vacinas contra infecções virais e parasitárias, especialmente na área de flavivírus como febre amarela e dengue. Além do homenageado, também participaram como convidados os pesquisadores da Fiocruz Akira Homma, Myrna Bonaldo, Ricardo Lourenço e Claire Kubelka; o pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Daniel Santos Mansur; Raul Andino da University of Califórnia e Judhit Frydman da Stanford University.
A chefe do Laboratório de Virologia do ICC e anfitriã do evento, Cláudia Nunes Duarte dos Santos, iniciou as atividades dando boas vindas aos presentes e relembrando a trajetória e a importância da contribuição de Ricardo Galler nas pesquisas em arboviroses. Em seguida, fez um panorama completo doa arbovírus no Brasil, evidenciando os ciclos de transmissão, a distribuição dos vetores em diferentes regiões do país e o risco da de (re-)emergência de vírus como o Vírus do Oeste do Nilo, Encefalite de Saint Louis, Mayaro e Oropouche. “O panorama é complexo e o cenário epidemiológico é desafiador, já que não há vacina para a maior parte desses vírus. Ainda há dificuldades em relação às estratégias antivirais e aos kits diagnósticos”, ressaltou a virologista. “Para além não temos como mensurar o impacto para a saúde pública da co-circulação desses vírus. O Brasil possui laboratórios de referência na área e produz uma vacina eficaz contra a Febre Amarela e precisamos reforçar a importância da vacinação” concluiu.
A programação incluiu debates sobre os avanços nas pesquisas na área e contou com a apresentação de trabalhos em forma de pôster de estudantes de diferentes regiões do país. “Esse encontro reforça a importante atuação da Fiocruz nessa área e reconhece o papel de protagonismo que temos internacionalmente. Os convidados internacionais são parceiros científicos do Laboratório de Virologia da Fiocruz Paraná, o que mostra que nossas cooperações e as pesquisas que desenvolvemos estão alinhadas com laboratórios de ponta no mundo todo”, finaliza Cláudia Nunes Duarte dos Santos.
Confira a galeria de imagens
Photos: Itamar Crispim