Setembro Amarelo: Fiocruz Paraná reforça seu compromisso com a saúde mental em seminário especial

por / terça-feira, 10 setembro 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Em 10 de setembro, é celebrado oficialmente Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Nessa data, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) reforçou, em um seminário especial, a importância da data e do período do ano em que acontece a maior campanha contra o estigma sobre o tema, o Setembro Amarelo. Alunos e colaboradores receberam um dos 2.500 voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), Antonio Carlos Vilela, que atua na causa desde 2017 e hoje se dedica a ser porta voz da instituição, levando informação e conscientização. A servidora Alessandra Aguiar foi quem promoveu a interação com o CVV e propôs o tema, aceito pela direção, pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) e pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST) da instituição.

“Se precisar, peça ajuda!”, esse é o tema central da campanha do CVV em 2024 e deu a direção da fala de Antonio Carlos no seminário. “Falar de maneira cuidadosa e ouvir com atenção são ações que podem evitar a maioria dos casos de suicídio, como defende a Organização Mundial de Saúde”, explica o convidado. “A Fiocruz é uma instituição pró vida e é fundamental, mesmo para um corpo saudável, ter uma mente saudável. Para que isso aconteça, alguns requisitos devem ser lembrados e falados não só nessas datas, mas durante o ano todo”, resume Antonio Carlos.

A abertura do seminário contou com a participação do vice-diretor de Pesquisa e de Gestão e Infraestrutura da Fiocruz Paraná, Fabiano Figueiredo. “Esse tema é extremamente importante em uma carreira como a nossa, que muitas vezes traz mais frustrações do que realizações, já que estamos sempre buscando algo”, reforçou agradecendo a presença de todos. Já a colaboradora Alessandra Aguiar, que atuou para que o evento fosse promovido, lembrou do comprometimento da instituição com as questões de saúde mental. “Falar sobre isso é reforçar a preocupação da instituição e da pós-graduação com essas questões. Torcemos para que esse tipo de evento faça parte do nosso calendário de eventos na Fiocruz Paraná. A pesquisadora Letusa Albrecht lembrou aos alunos que o PPGBB mantém um canal permanentemente de escuta, o Centro de Atendimento ao Discente. Os colaboradores foram presenteados com bottons sobre o Setembro Amarelo para a maior mobilização no Instituto. 

Procure o CVV

O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma referência no Brasil quando se trata de apoio emocional e prevenção do suicídio. Criado em 1962 em São Paulo, o serviço atende pessoas de todo o país de forma gratuita, com sigilo e anonimato.

Há quatro possibilidades de atendimento:

Pelo telefone 188: ligação gratuita, disponível 24 horas por dia.

Chat: todos os dias da semana em horários definidos pelo site www.cvv.org.br.

E-mail: pelo apoioemocional@cvv.org.br ou preenchendo o formulário no site.

Pessoalmente: nos postos de atendimento em 20 estados e no Distrito Federal.

Saiba mais em www.cvv.org.br

Foto: Ascom Fiocruz Paraná


TOP