Prevenção à leishmaniose é tema abordado pelo ICC em Simpósio na UniCesumar

por / segunda-feira, 03 outubro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

No último mês, alunos de graduação do curso de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de discutir o uso de coleira para prevenção de leishmaniose em cães, na palestra proferida pelo pesquisador Fabiano Borges Figueiredo, vice-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e de Gestão de Infraestrutura do ICC.  A atividade de divulgação científica aos estudantes se deu durante o 5º Simpósio de Medicina Veterinária da UniCesumar – Curitiba, a convite de Monique Campos, uma das organizadoras do evento científico, que é professora dessa universidade e membro da equipe do Laboratório de Referência em Leishmaniose do ICC.

“Vi um grande interesse dos alunos, que fizeram muitas perguntas e participaram bastante. Fabiano é muito didático e tem enorme experiência tanto na área da Leishmaniose quanto na comunicação com o público não especializado, então a palestra foi muito bem aproveitada pelos estudantes”, pontua Monique.

O Ministério de Saúde vem adotando a estratégia do uso de coleiras em cães como medida de prevenção e controle da Leishmaniose visceral em regiões endêmicas no Brasil. “A medida tradicionalmente adotada na prevenção de leishmaniose tem sido bastante impopular dado o componente fortemente emocional que carrega. As relações entre cão e família são carregadas de afetividade e, em respeito a isto, tem sido preconizado o uso de coleiras que afastam o vetor responsável pela disseminação da doença”, esclarece Figueiredo.

A equipe do Laboratório de Referência em Leishmaniose do ICC tem atuado fortemente na divulgação científica e capacitação de profissionais de saúde em todo o estado do Paraná.


TOP