Pesquisadores da Fiocruz Paraná contemplados no Inova participam de treinamento de gestão de projetos
O Programa Inova ofereceu, em parceria com o Pólen – Laboratório de Inovação na Gestão Pública, um treinamento em gestão de projetos para os pesquisadores da Fiocruz contemplados no edital Inova CEIS, que foca na entrega de produtos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das oficinas ocorreu na Fiocruz Paraná e teve como objetivo otimizar cronogramas, objetivos e execução orçamentária. Esse treinamento reflete uma premissa fundamental do Programa Inova: não apenas fornecer financiamento, mas também criar condições para o sucesso dos projetos.
Segundo Márcio Feitoza, analista de gestão em saúde do Pólen, o treinamento na Fiocruz Paraná consistiu em uma oficina de dois dias, na qual os pesquisadores revisaram seus projetos, cronogramas e realizaram atividades de inovação. “A troca de experiências e o fortalecimento da rede de contatos entre os participantes foi intensa, permitindo que eles conhecessem projetos aprovados e discutissem melhores práticas”, explicou Feitoza.
Os participantes trabalharam na revisão de projetos, comunicação e gravação de vídeos para melhor apresentar seus projetos aos diversos públicos. A adesão ao treinamento foi significativa, e diversos pontos estratégicos foram discutidos, aumentando a confiança no sucesso dos projetos.
O Programa Inova foi representado na oficina por uma de suas coordenadoras, Marcia de Oliveira Teixeira, além de Lilian Petroni.
Quatro projetos aprovados
A chamada Inova CEIS, uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio do Programa Inova, visa promover o desenvolvimento e entrega de produtos inovadores para o SUS, fortalecendo o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS). Entre os 49 projetos submetidos por toda a Fiocruz, 17 foram aprovados, incluindo quatro da Fiocruz Paraná. A execução dos projetos será acompanhada anualmente pelo Programa Inova e pelo Ministério da Saúde, com prazo de 36 meses para a entrega.
Projetos aprovados
- Desenvolvimento de Anticorpos Monoclonais para Diagnóstico de Infecções Virais
- Liderança: Claudia Nunes Duarte dos Santos
- Objetivo: Criar um portfólio de anticorpos para diagnóstico de infecções virais em humanos e animais.
- Impacto: Diminuição da burocracia e aumento da independência tecnológica no Brasil.
- Produção de Dispositivo Point-of-Care para Diagnóstico de Hantavírus
- Liderança: Daisy Strottmann
- Objetivo: Desenvolver um teste rápido e específico para hantavírus, fundamental para o prognóstico dos pacientes.
- Impacto: Aumentar a eficiência e rapidez do diagnóstico da hantavirose no SUS.
- Validação de Procedimentos Simplificados para Extração de DNA
- Liderança: Alexandre Costa
- Objetivo: Facilitar o acesso a testes diagnósticos moleculares em áreas remotas.
- Impacto: Avanço no diagnóstico de doenças como malária, tuberculose e hanseníase.
- Validação de Biomarcador de Câncer de Mama com Biossensor
- Liderança: Leonardo Foti
- Objetivo: Validar um biossensor para diagnóstico precoce de câncer de mama.
- Impacto: Fortalecer o setor de saúde e biotecnologia do país, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Fotografia: Ascom/ Fiocruz Paraná