Pesquisador da Fiocruz Paraná vence o 38º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia
O pesquisador Marcio Rodrigues, Fiocruz Paraná, foi o grande destaque da área de Ciências da Saúde no 38º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, entregue pelo Governo do Paraná na sexta-feira (28), em Curitiba. Ele venceu na categoria Pesquisador com um estudo que investiga vesículas extracelulares, estruturas microscópicas envolvidas no processo de infecção causada por fungos em humanos e que podem impactar o avanço no desenvolvimento de medicamentos e vacinas.
A cerimônia celebrou contribuições científicas de diferentes regiões do Paraná e marcou uma das principais ações de valorização à pesquisa, extensão, inovação e divulgação científica no Estado. Nesta edição, que contemplou os campos de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, o prêmio recebeu 117 inscrições, sendo 95 homologadas. Ao todo, R$ 228,35 mil foram distribuídos entre dez vencedores de cinco categorias, com recursos do Fundo Paraná.
Doutor em Microbiologia, Marcio Rodrigues ressaltou que o fortalecimento contínuo da ciência é essencial para o enfrentamento dos desafios da saúde pública. “A ciência e a saúde avançam de maneira integrada, pois novas doenças surgem com frequência. Por isso é fundamental manter uma comunidade científica ativa e bem estruturada, que produza conhecimento de forma contínua, ampliando a capacidade de resposta a emergências e estimulando a sociedade a reconhecer o valor da pesquisa”, destacou.
“Essa conquista reforça o papel da Fiocruz Paraná na produção de ciência de excelência e demonstra como o investimento contínuo em pesquisa gera resultados concretos para a saúde pública”, afirma Fabiano Figueiredo, diretor da instituição.
Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o prêmio reforça o compromisso do Estado com a produção científica local. Para o secretário Aldo Nelson Bona, a iniciativa reconhece quem transforma conhecimento em impacto real para a sociedade. “O prêmio destaca o empenho de profissionais que se dedicam a fazer e divulgar ciência e que, com seu trabalho, transformam conhecimento em desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
Com o reconhecimento ao pesquisador Marcio Rodrigues, a Fiocruz Paraná reafirma sua vocação pela excelência científica e seu compromisso permanente com a produção de conhecimento que transforma realidades, melhora vidas e impulsiona o desenvolvimento do Estado.
Texto: Ascom Fiocruz Paraná com informações da Agência Estadual de Notícias
Fotos: SETI






