Pesquisador da Fiocruz Paraná é eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências
O pesquisador Tiago Gräf, da Fiocruz Paraná, foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a Região Sul, integrando o grupo de 30 novos cientistas escolhidos em todo o Brasil, com mandato entre 1º de janeiro de 2026 e 31 de dezembro de 2030. Para Tiago, a nomeação representa um marco importante: “Receber esse reconhecimento da ABC é uma honra enorme e um estímulo para seguir contribuindo com uma ciência comprometida com a saúde pública e com o desenvolvimento do país.” A diplomação dos eleitos ocorrerá em simpósios científicos regionais, e para a Região Sul a previsão é que o evento aconteça na segunda quinzena de outubro de 2026.
O Programa de Membros Afiliados da ABC reconhece jovens pesquisadores de excelência em início de carreira e tem fortalecido a ciência brasileira ao promover renovação e diversidade na comunidade acadêmica. A seleção é regional e realizada pelos Membros Titulares, com avaliação conduzida por comissões internas. Para participar da eleição, o processo exige que um Membro Titular da ABC subscreva a indicação. O candidato deve ser um pesquisador jovem, com até 40 anos, de carreira promissora e atuação no Brasil, independentemente da nacionalidade. Mulheres com filhos podem concorrer acima da idade limite, com acréscimo de um ano por filho, biológico ou não. As comissões de seleção avaliam os currículos e podem escolher até cinco novos membros por região geográfica. O mandato é de cinco anos, não renovável.
A indicação de Gräf partiu de Samuel Goldenberg, pesquisador da Fiocruz Paraná e membro da Academia Brasileira de Ciências. “A eleição de Tiago Grãf como Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências é um feito notável e demonstra a qualidade de sua pesquisa. Este é um reconhecimento muito seletivo e motivo de orgulho para o Viromol (Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz Paraná), pois destaca a relevância da pesquisa realizada por nosso colega. Com esta eleição de Tiago Graff para a ABC, o instituto conta agora com três acadêmicos, o que é certamente um destaque na Fiocruz”, reforça Goldenberg.
A ABC é o fórum mais importante do país na defesa da ciência em todas as suas áreas. É onde se discute o futuro da ciência e a defesa da pesquisa como mecanismo de soberania e qualidade de vida no país.
O diretor da Fiocruz Paraná, Fabiano Figueiredo, ressalta o impacto institucional da conquista: “A eleição do Tiago Gräf reforça a excelência científica da Fiocruz Paraná e demonstra o impacto do trabalho que desenvolvemos em pesquisa de ponta e formação de novos talentos.” A vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Tatiana Brasil, também celebra o reconhecimento: “Esse resultado é um reconhecimento incontestável da excelência e impacto do seu trabalho científico. Inspirador para toda a nossa comunidade e que fortalece a ciência brasileira.”
Especialista em genômica e vigilância de patógenos, Tiago Gräf desenvolve pesquisas estratégicas voltadas a vírus emergentes, evolução molecular e tecnologias avançadas de sequenciamento genético. Seu trabalho tem contribuído para a melhor preparação dos sistemas de saúde em eventos epidemiológicos e para o conhecimento da dinâmica de circulação e emergência de vírus importantes para a saúde pública.
Texto: Ascom Fiocruz Paraná
Foto: Itamar Crispim





