Mostra de Tecnologias Sociais trata dos jogos educativos

por / quarta-feira, 15 junho 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Ensinar e divertir ao mesmo tempo. Esse é o objetivo dos jogos e games educativos. Eles estimulam o raciocínio, o pensamento lógico, a colaboração/competição, as habilidades motoras e sociais e complementam o ensino em sala de aula. Foi sobre a Produção de Jogos e Games que a quinta oficina preparatória da Mostra de Tecnologias Sociais Educativas, da Fiocruz Paraná, tratou na segunda-feira, 13.

Na ocasião, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC-Fiocruz Paraná, Maria das Graças Rojas Soto, discorreu sobre o processo de produção de jogos educativos analógicos e digitais, abordando os vários aspectos de sua criação. Além de entreter, qualquer tipo de jogo deve desenvolver o pensamento crítico. “Você sempre precisa tomar decisões para o próximo passo”, disse.

Segundo Maria das Graças, os jogos educativos endossam habilidades de autorregulação, criatividade, comunicação efetiva, colaboração, negociação e trabalho em equipe. “É necessário a gente saber negociar, controlar as próprias emoções para que a frustração ou ira não nos façam abandonar o jogo”, destacou. Por isso, completou, os jogos são também uma estratégia para ensinar crianças a lidarem com sentimentos desagradáveis de perda ou frustração.

As oficinas preparatórias acontecem no formato online e tem como proposta instrumentalizar professores e alunos dos ensinos fundamental e médio para desenvolverem produtos educativos voltados para a saúde e a valorização da cidadania. O próximo workshop acontece no dia 20 de junho, às 19 horas, com o tema “Produção em Artes Cênicas”. Todas as oficinas podem ser encontradas no canal do YouTube da Extensão e Divulgação Científica da Fiocruz Paraná.

Assista a oficina: https://www.youtube.com/watch?v=RJWV8vmjd0M


TOP