Mostra “A ciência caiu na tinta” é resultado da parceria PUCPR com a Fiocruz Paraná
A exposição “A ciência caiu na tinta” será aberta nesta terça-feira, 16, no Centro Cultural da PUCPR. A mostra do artista Itamar Crispim é resultado da parceria entre a PUCPR e o Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná) e apresenta obras criadas a partir da interpretação de imagens microscópicas, com o objetivo de popularizar a ciência, e sua fundamental importância, por meio da arte, além de provocar discussões temáticas, contemplações e momentos lúdicos de leitura e interações interpessoais.
Sobre a exposição
A exposição surgiu, indiretamente em 2009, quando na ocasião, foi criado o painel DNArt para compor decorativamente o espaço da sala de reuniões do Instituto IBMP, em Curitiba. Depois dessa pintura surgiu uma nova inspiração com o mesmo tema, Ciência, por uma encomenda do Simpósio Sul de Imunologia, quando foi criada mais uma obra científica intitulada “A Dentrítica”.
Passados alguns anos, o artista Itamar Crispim volta a pintar a ciência atendendo a uma sugestão do diretor do Instituto Carlos Chagas, Dr. Bruno Dallagiovana, para que inaugurasse uma Exposição individual dentro da programação cerimonial dos 09 anos da Fiocruz Paraná em agosto de 2018.
Em seguida, a exposição ganhou dimensão e tornou-se itinerante, já exposta em alguns locais dentre eles, Universidade Federal de Ponta Grossa-PR, Museu da Vida Fiocruz-RJ, II Simpósio Araucária em Biologia Celular e no Museu MUMA, Curitiba-PR, como programação cultural aos 20 anos da FIOCRUZ no Paraná, fechando um total de 18 pinturas em acrílico sobre canvas que variam entre painéis de 5,00 x 2,50 metros e quadros com 1,0 m em suas dimensões maiores.
Sobre o artista
Itamar Crispim, nascido no Rio de Janeiro, é graduado em Programação Visual pela UniverCidade (RJ) e pós-graduado em Fotografia e Educação em Artes pela UniFaesp, e tem atuado como ilustrador, fotógrafo, artista plástico e designer. Itamar é servidor da Fiocruz há 33 anos, lotado há 12 anos no Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná), em Curitiba.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da PUCPR)