Jornada Acadêmica Virtual do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia apresentou mais de 40 trabalhos

por / segunda-feira, 22 Março 2021 / Categoria Sem categoria

De 16 a 19, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) realizou o Jornada Acadêmica Virtual do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia. Foram apresentados 44 trabalhos, incluindo projetos em fase inicial e projetos já em desenvolvimento em nível de mestrado e doutorado.

Os trabalhos abordaram temas que englobam o universo da biociência e da biotecnologia. Dentre eles, estudos envolvendo a biologia básica de patógenos como Trypanosoma cruzi, Leishmania, Toxoplasma gondii, Plasmodium, fungos, entre outros, bem como o entendimento de mecanismos de resistência a antimicrobianos. Esses trabalhos são importantes para o entendimento desses microorganismos o que possibilita, no futuro identificar formas de combatê-los. O evento também apresentou projetos que buscam entender as células-tronco em nível molecular e a utilização dessas células no contexto de bioengenharia, terapias celulares e desenvolvimento de modelos de estudos de doenças raras. Estudos epidemiológicos que avaliam o impacto de infecções virais nas gestantes em região do Paraná também foi tema apresentado na Jornada.

Outros trabalhos abordaram o desenvolvimento de ferramentas para o diagnóstico ou detecção de Covid-19, vírus da raiva, Plasmodium vivax e fasciolose bovina, além de soluções tecnológicas para a atenção básica de saúde. O evento também contou com projetos que estão desenvolvendo softwares para aplicações de dados de proteômica de tumores e saúde da pele, além de algoritmos de aprendizagem de máquina (Machine Learning) para quantificação de células. Projetos que objetivam metodologias de prospecção tecnológica, modelo de estratégia para promoção de transferência de tecnologia também estavam presentes no evento, assim como o estudo que avalia a contribuição do design na interpretação de resultados científicos.

     “O maior desafio em organizar um evento virtual durante a pandemia é garantir que todos os participantes tenham acesso as informações e a plataforma de transmissão, pois o evento é uma troca constante de informações do palestrante com o público e vice-versa”, ressalta a pesquisadora e organizadora do evento, Patrícia Shigunov.  “Felizmente a comissão organizadora contou com o apoio da Assessoria de Comunicação para a divulgação de todas as etapas do evento bem como da equipe de Tecnologia da Informação para a transmissão e gravação das apresentações”, reforça a pesquisadora.

O formato virtual trouxe benefícios como a possibilidade de gravação das apresentações. “No cenário de pandemia, há pessoas que estão em casa cuidando dos filhos ou parentes doentes, por exemplo, e podem acessar as gravações pelo canal da PPGBB no Youtube a qualquer hora. A jornada acadêmica permite a surgimento de sinergia entre os diferentes grupos de pesquisa do ICC, propiciando colaborações internas e acelerando a geração de resultados”, conclui Patrícia.


TOP