ICC se destaca com programação online durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020

por / sexta-feira, 13 novembro 2020 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Com a parceria do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada à Bioinformática da UFPR, coordenação de Extensão ofereceu atividades online durante cinco dias

Mais uma vez, em 2020, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) marcou sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de outubro e teve como tema central “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. O trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar, mobilizou 20 pessoas, entre colaboradores e alunos, que organizaram atividades online em tempo real e gravadas, durante cinco dias, em parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada à Bioinformática da Universidade Federal do Paraná.

Foram 50 atividades, entre vídeos, filtros no Instagram, passatempos, jogos, e tirinhas, oferecidos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Paraná, além da participação na programação do Canal Saúde da Fiocruz e na plataforma nacional da Fiocruz SNCT 2020. “De segunda a sexta-feira, estivemos ao vivo no canal do evento no Youtube, com duas sessões especiais para crianças, interagindo com as pessoas também pelo Facebook e Instagram. Estas ferramentas nos aproximaram de um público um pouco distinto do habitual, possibilitando a troca de experiência com internautas não só do Paraná, mas de todo Brasil”, ressalta a coordenadora de Extensão do ICC, Maria das Graças Rojas Soto. “Foram três meses de preparação para levar ao público a ciência de uma forma lúdica e divertida”, complementa a coordenadora.

O evento trouxe a mascote IARA – Inteligência Artificial Robótica e Autônoma – acompanhada de toda sua FamilIA. Este foi o modo que a equipe de organização conseguiu aproximar as diferentes técnicas e componentes da Inteligência Artificial à população, conferindo a elas personalidades, corpos e comportamentos característicos dos humanos. A FamilIA  integrou as atividades diárias da semana, envolvendo a todos em suas brincadeiras e explicações.

Foi uma alegria enorme ter me envolvido com a organização da SNCT e participar desse evento de divulgação científica e tecnológica! Além de ajudar a promover a aproximação entre a comunidade científica e a população, fazer isso de maneira lúdica, seja com passatempos, jogos, teatros e/ou desafios, torna todo esse processo de aprendizado muito prazeroso e divertido! Para mim essa semana é a oportunidade perfeita para sair do laboratório e falar do que mais gosto (ciência)”, explica Bruno Romagnoli, aluno do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do ICC.  

“Ao contrário do ano passado, em que fomos a museus, escolas, aldeias, esse ano por conta da pandemia tivemos que nos adaptar e transpor todas as nossas atividades (antes feitas ao vivo e a cores) para o mundo virtual! Esse ano foi um baita desafio, mas contando com o empenho de toda a equipe, em especial dos novos integrantes que somaram muito com seus conhecimentos nas áreas de bioinformática e de inteligência artificial, sinto que conseguimos cumprir a missão de abordar a temática desse ano. Isso, claro, sem deixar de falarmos sobre a nossa especialidade que é saúde! Sinceramente? Mal posso esperar pela semana do ano que vem”, destaca Bruno.

 Buscando sempre a interação com as pessoas que assistiam, os encontros realizados a partir das 18 horas, desafiavam o público, que acompanhou com muita atenção toda a programação.  As atividades da equipe do Paraná também tiveram destaque na programação nacional da Fundação Oswaldo Cruz na SCNT, com uma participação mais que especial no Canal da Saúde da Fiocruz.

“Esse tipo de evento permite aproximar a sociedade do pesquisador, além de tornar público e acessível o que vem sendo feito na ciência brasileira, que possui um trabalho de qualidade. Conseguimos nessa SNCT destacar a importância e utilidade da inteligência artificial nos vários campos da sociedade, demonstrando a crescente necessidade de utilizá-la para resolver os problemas da atualidade”, reforça Camila Perico, da UFPR.

Perdeu? Você ainda pode assistir aos encontros pelo canal do Youtube Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Paraná, seguir e curtir o Facebook e o Instagram da iniciativa, além de poder acessar os passatempos e jogos na página https://www.icc.fiocruz.br/extensaodivulgacaocientifica/.


TOP