ICC participa de oficina pedagógica da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente sobre jogos educativos

por / terça-feira, 29 junho 2021 / Categoria Sem categoria

Nos dias 22 e 23 de junho foi realizada mais uma Oficina Pedagógica Online da Olímpiada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz. A iniciativa abordou como tema central “Jogos Educativos” e contou com a participação da vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), Maria das Graças Rojas Soto.

Responsável também pela coordenação de Extensão e Divulgação Científica do Instituto, Gracy apresentou o tema “Instrumentos lúdicos para o desenvolvimento sustentável”. Em sua fala, explicou que a sustentabilidade é um conceito relativamente novo, formalizado em 1987, em um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) e, embora os alunos de hoje já tenham nascido dentro desse contexto, ainda não sabem muito a respeito. “O desenvolvimento sustentável visa suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as futuras gerações. O lúdico na educação colabora para trazer diversos temas de maneira palatável”, declarou. “Os jogos, além de nos divertirem, colaboram para desenvolver pensamento crítico, habilidades para resolver problemas e tomar decisões estratégicas efortalecem a autorregulação emocional, a criatividade, a colaboração, a capacidade de negociação e o trabalho em equipe”, finalizou.

No encontro, Gracy também apresentou aos professores participantes de todo o país, jogos elaborados pela Extensão da Fiocruz Paraná, incluindo “No Rastro de Merit”, lançado em 20 de abril.

No dia 23, Maurício Iwama Takano, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Instituto Federal do Paraná falou sobre “O lúdico como ferramenta de ensino”. Maurício fez uma explanação sobre os diferentes tipos de jogos, de diferentes gerações, e deu dicas de plataformas onde encontrá-los. “É muito comum usar o lúdico para aprender na primeira infância, e há uma tendência de não estender isso a adolescente e adultos. Não deveria ser assim. Todos podem aprender brincando. Você aprende sem querer, focando mais em competências e menos em sorte.”, explica o professor. Tânia Zaverucha do Valle, do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, em seguida, apresentou o jogo “Hiji Sushi: o segredo da culinária japonesa está em suas mãos”. O trabalho foi desenvolvido para tratar um assunto que, já antes da pandemia de Covid-19, era muito importante e pouco abordado: a higienização das mãos. “Ensinar lavar as mãos é algo “chato”, mas muito urgente e necessário. Tem muitos jogos sobre alimentação, as crianças gostam! Então, em vez de fazer um jogo sobre lavar as mãos, preferimos fazer sobre culinária japonesa, que, por ser tudo cru, a higiene das mãos é fundamental”, explica Tania. 

O evento teve como anfitriã, Renata Fontoura, assessora de comunicação do ICC e  coordenadora de comunicação da Obsma/Fiocruz.

Acesse e confira a oficina na íntegra em https://www.facebook.com/obsma/videos/294284659052097


TOP