ICC – Fiocruz Paraná passa a integrar a Rede Fio-Mucosa

por / quinta-feira, 15 junho 2023 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Três pesquisadores do Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz Paraná passarão a compor a Rede Fio-Mucosa, grupo que reúne especialistas que trabalham com mucosa nas diversas unidades da Fiocruz. A rede quer associar os diferentes grupos de pesquisadores em mucosa da fundação, envolvidos com doenças crônicas, infecciosas, imunologia, fisiologia e vacinas, com o objetivo de estimular colaborações internas e com outras instituições.

Do ICC, somaram-se à iniciativa Fabiano Figueiredo, pesquisador do Laboratório de Biologia Celular e atual vice-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e de Infraestrutura do ICC, que trabalha com Leishmaniose tegumento mucosa, Letusa Albrecht, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Apicomplexa (Lapapi), que trabalha com a interação entre patógenos e hospedeiro, com foco no endotélio (cerebral, pulmonar e cordão umbilical) e candidatos vacinais contra parasitos Apicomplexa, e Marcel Ramirez, pesquisador do Laboratório de Biologia Celular, que trabalha com caracterização de vesículas extracelulares de Trypanosoma cruzi, na dinâmica da infecção de Doença de Chagas crônica.

Em junho, a coordenadora executiva das Redes Translacionais, Ana Paula Cavalcanti, e o coordenador da Rede Fio-Mucosa, Herbert Guedes, do Instituto Oswaldo Cruz, estiveram em Curitiba para conhecer as instalações da Fiocruz Paraná e ministrar palestras a cerca de 40 pesquisadores e alunos da instituição. Fabiano Figueiredo apresentou a eles os laboratórios e as plataformas da unidade.

“A participação de pesquisadores da Fiocruz Paraná na Rede Fio-Mucosa será importante para fomentar a interação com pesquisadores com diferentes expertises, de diferentes institutos da Fiocruz”, afirma Figueiredo. “Essa integração vai estimular uma maior colaboração entre especialistas, produção de artigos sobre temas relacionados e, em breve, a abertura de editais direcionados para o estudo de patógenos em mucosas, por exemplo”, completa o vice-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do ICC.

 

Outras notícias no link https://portal.fiocruz.br/noticia/programa-de-pesquisa-translacional-visita-fiocruz-parana

 


TOP