ICC avança nas ações relacionadas à segurança e saúde do trabalhador

por / quarta-feira, 04 Abril 2018 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Visita de técnico de segurança do trabalho do NUVIST da Fiocruz, consolida atuação da nova Coordenação de Segurança do Trabalho e Patrimonial da unidade

O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) vem reforçando as ações na busca da melhoria da qualidade no ambiente de trabalho de seus colaboradores. Na semana de 02 a 06 de abril, o técnico de segurança do trabalho da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fundação Oswaldo Cruz (NUVIST), Armando Rocha, visitou o ICC. A iniciativa, que atendeu demandas já encaminhadas, se tornou algo mais amplo, pois serviu para consolidar o trabalho da recém implantada Coordenação de Segurança do Trabalho e Patrimonial do Instituto. Além do Laboratório de Criação e Experimentação Animal, foram visitados os sete núcleos de laboratórios de pesquisa da unidade.

“Os laudos gerados vão possibilitar a correção de possíveis falhas estruturais e adequação dos ambientes para que haja menos riscos para a saúde de nossos colaboradores”, explica Marcelo Loyola, responsável pela Coordenação de Segurança do Trabalho e Patrimonial do ICC, vinculada a vice-direção de Gestão da Infraestrutura. “O ICC está desenvolvendo um trabalho pioneiro neste campo em relação às outras unidades regionais. Estamos implementando ações para alinhar os procedimentos da Fiocruz à nossa realidade, fazendo isso de forma descentralizada. As ações acompanham o crescimento do ICC e contemplam as atividades de todos os circulantes do nosso prédio no campus, incluindo os alunos que atuam nos laboratórios. Nosso objetivo é criar uma política personalizada própria na área”, completa Marcelo.

A atuação desta nova coordenação contempla, além da segurança do trabalho, atividades de Segurança Patrimonial, acompanhamento das licenças do Instituto, contrato de gerenciamento de resíduos, contrato de monitoramento da temperatura de equipamentos e ambientes, contrato de monitoramento de imagens, contrato do seguro de vida , da manutenção do elevador”, complementa Marcelo. Além do servidor, a equipe é formada pelo colaborador Gabriel Minarini e com o apoio da servidora Valéria Sanches, responsável pelas ações de saúde do trabalhador do ICC, caracterizando a parceria com a gestão do Instituto e a atuação de profissionais de diferentes perfis.

A última visita de um representante do NUVIST ao ICC foi em 2015. “As condições das instalações são muito boas, mas ainda há melhorias que serão apontadas pelos laudos. Porém, com certeza, com o trabalho que vem sendo desenvolvido na área, essas melhorias serão implementadas e um ambiente seguro e saudável será garantido a todos os colaboradores”, ressalta o técnico de segurança do trabalho da Coordenação de Saúde do Trabalhador NUVIST, Armando Rocha. “O foco não é recompensar financeiramente pela perda da saúde do trabalhador, mas, sim, conseguir-se ambientes seguros de trabalho. É preciso construir uma mudança de cultura nesse sentido” finaliza.

Foto: Itamar Crispim

 


TOP