Fiocruz Paraná reúne pesquisadores e estudantes em evento internacional sobre Vesículas Extracelulares – LATINEV

por / segunda-feira, 14 outubro 2024 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Entre os dias 07 e 10 de outubro, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) promoveu o “I LatinEV Workshop sobre Vesículas Extracelulares”. O evento, parte das comemorações dos 25 anos da instituição, reuniu mais de 80 estudantes e pesquisadores da América Latina para debater vesículas extracelulares com foco em células-tronco mesenquimais, câncer, doenças infecciosas e suas aplicações terapêuticas. A programação incluiu palestras e um curso prático. Além dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, os palestrantes vieram de países como Costa Rica, Chile, Uruguai e Argentina.

A área de pesquisa é relativamente nova e teve seus estudos intensificados na década de 2000, quando se descobriu a importância das funções e aplicações dessas vesículas, anteriormente descritas como descarte de material em excesso ou “lixo celular”. “Atualmente sabemos que essas nanopartículas se destacam na interação patógeno-hospedeiro, sendo verdadeiros pacotes completos de entrega de fatores cruciais na comunicação celular e no estabelecimento de doenças, como enzimas, toxinas, ácidos nucleicos diversos e até metabólitos secundários”, explica a pesquisadora da Fiocruz Paraná, Lysangela Alves. Uma das organizadoras do encontro, ela considera a inciativa como uma forma de fortalecer a rede de pesquisas na área. “A ideia surgiu da necessidade dos pesquisadores brasileiros e de países da América Latina em criar e consolidar uma rede de interação”, finaliza a cientista.

Nos últimos dias de atividades, 12 alunos de mestrado e doutorado foram selecionados participaram de um curso prático nos laboratórios da Fiocruz Paraná. Para o doutorando argentino Tomas Martan Grosso, do Instituto de Investigaciones Biomédicas en Retrovirus y SIDA (INBIRS UBA-CONICET), a experiência acrescentará muito na sua formação. “Foi excelente, aprendi muito e acredito que ser uma experiência que todos os pesquisadores da área deveriam passar”. Já para o doutorando da UNIFESP, Andrey Vidal, a rede de trocas que se formou irá fortalecer a área. “Tive contato com estudantes e pesquisadores que jamais imaginei que teria dentro dessa área, superou muito minhas expectativas.

Além de Lysangela Alves, participam da comissão organizadora os pesquisadores da Fiocruz Paraná Alejandro Correa, Letusa Albrecht e Marcio Rodrigues e a professora da Universidade Federal de São Paulo, Patricia Xander.

Fotos: Ascom Fiocruz Paraná

 

 


TOP