Fiocruz Paraná realiza o primeiro Encontro com Mentoras do projeto “STEM na Saúde”, da Fiocruz

No dia 6 de agosto, a Fiocruz Paraná recebeu o primeiro encontro de mentoria do projeto STEM na Saúde, reunindo as oito estudantes selecionadas para o projeto, acompanhadas pela professora. A atividade marcou o início de uma jornada científica para meninas do ensino fundamental e médio, que, ao longo de encontros mensais com pesquisadoras da Fiocruz Paraná, Tecpar e IBMP, terão a oportunidade de vivenciar a ciência em diferentes laboratórios.
O instituto recebeu meninas que têm entre 13 e 15 anos, estudantes do Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim, em Curitiba. Kamilly dos Passos, Maria Luiza da Rocha, Luane Barbosa, Sofia Genitore, Ana Gabrielly Rego, Sarah da Silva, Ninedia Senecsant e Miriã de Jesus conheceram melhor uma de suas mentoras e vivenciaram uma experiência em laboratório.
As jovens foram recepcionadas por Maria das Graças Rojas Soto, coordenadora regional do projeto, e, em seguida, acolhidas pela mentora da vez, a pesquisadora da Fiocruz Paraná Andrea Avila. Ao compartilhar sua trajetória acadêmica e profissional, Andrea destacou desafios e conquistas de sua carreira e conduziu as estudantes em uma visita pelo instituto, que incluiu experimentos em seu próprio laboratório.
“Este é um projeto de grande relevância social, além de científica”, explica Maria das Graças. “Oportunizar a jovens meninas a possibilidade de vislumbrar futuros possíveis para seu interesse e gosto atual pelas ciências exatas, vendo que são eles aplicáveis à área da saúde, é abrir uma janela da qual se pode contemplar um vasto cenário. Torná-las bolsistas do CNPq lhes confere a possibilidade de se verem como jovens cientistas, e o acolhimento por pesquisadoras de trajetórias consolidadas para lhes iniciar nas vivências científicas é algo que definitivamente marcará suas trajetórias acadêmicas”, continua.
O projeto STEM na Saúde: mentoria para a promoção da equidade de gênero em ciência, tecnologia e inovação é uma iniciativa da Fiocruz, com coordenação geral de Cristina Araripe, e apoio do CNPq/MCTI. Presente em todas as unidades da Fundação e enraizado em territórios historicamente vulnerabilizados, o programa busca ampliar a presença de mulheres e meninas em áreas como ciências exatas, engenharia e computação, promovendo oportunidades educacionais e de inserção no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social.
No Paraná, o grupo de mentoras é formado por Andrea Avila, Alessandra Aguiar, Ana Luiza Mosimann, Hellen Geremias, Pryscilla Wowk e Tatiana Brasil (Fiocruz Paraná), Viviane Goes (IBMP) e Meila Bastos (Tecpar). As estudantes são acompanhadas pela aluna de iniciação científica Yasmin Indrele, e pela professora do colégio Daniele Mosko. Por dois anos, elas vão participar de encontros de formação realizados pela coordenação nacional do projeto, e de encontros mensais com as mentoras do projeto no Paraná.
O lançamento do projeto na Fiocruz Paraná ocorreu em fevereiro deste ano, durante as celebrações do Dia Internacional da Mulher e o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, reunindo as estudantes, a estudante de iniciação científica que as acompanha, as cientistas mentoras e o diretor da escola em que estudam.
Com o Encontro com Mentoras, o projeto busca inspirar, aproximar e iniciar meninas no universo científico. A coordenação da Fiocruz Paraná já organiza a próxima edição, prevista para o início de setembro, com a mentora Alessandra Aguiar.