Fiocruz Paraná promove curso que une teatro e ciência para potencializar apresentações acadêmicas

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) da Fiocruz Paraná, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou o curso “Técnicas de Teatro Aplicadas à Apresentação de Seminários, Aulas e Concursos Acadêmicos”, ministrado por Rodrigo Soares, da Fiocruz Minas. A atividade ocorreu no auditório do Tecpar, em Curitiba, e reuniu 75 inscritos entre estudantes de mestrado e doutorado, além de integrantes da comunidade acadêmica da Fiocruz Paraná e do próprio instituto paranaense de tecnologia.
Ao longo de três dias, os participantes tiveram contato com estratégias voltadas ao aperfeiçoamento das apresentações em diferentes contextos acadêmicos e profissionais – desde concursos e congressos até seminários e aulas. O curso abordou aspectos como postura, respiração, projeção vocal e técnicas de presença cênica, com o objetivo de tornar a comunicação mais clara, envolvente e impactante.
Para a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz Paraná, Letusa Albrecht, a iniciativa traduz o compromisso institucional com a formação integral dos estudantes: “O curso reforça a importância de preparar nossos alunos não apenas para produzir conhecimento científico de excelência, mas também para comunicá-lo de forma eficaz, confiante e inspiradora. Essa é uma competência essencial para a carreira acadêmica e para a aproximação entre ciência e sociedade”.
A experiência foi bem recebida pelos participantes. Lívia Mendes Zacharow Pedroso, estudante de mestrado, destacou o caráter transformador da proposta: “Achei a proposta do curso essencial para a pós-graduação, pois traz uma perspectiva prática e ao mesmo tempo transformadora sobre a forma como nos comunicamos e nos apresentamos em público. Saio desse curso com a sensação de que adquiri ferramentas poderosas para transmitir ideias com mais confiança, presença e impacto”.
Já para Cleyson Mathias Morais Delvoss, doutorando e professor há 10 anos, o aprendizado trouxe aprimoramentos significativos: “Sempre tive facilidade para falar em público, mas reconheço que toda habilidade pode ser melhorada. Diversas técnicas que eu não conhecia foram apresentadas e já estou aplicando em minhas aulas. Consegui perceber vícios de fala que realizava de forma inconsciente e agora consigo trabalhar para corrigi-los. Posso afirmar que saí desse curso transformado, muito melhor do que entrei”.
A combinação entre teatro e ciência mostrou-se, portanto, uma ferramenta valiosa para fortalecer a formação dos pós-graduandos e estimular uma comunicação científica mais atrativa e eficiente.