Fiocruz Paraná leva ciência, arte e ludicidade para a 77ª Reunião Anual da SBPC em Recife

por / terça-feira, 12 agosto 2025 / Categoria Destaque, Instituto Carlos Chagas

A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 13 a 19 de julho no campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, reuniu cerca de 40 mil pessoas em uma verdadeira celebração da ciência brasileira. Entre conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de pôsteres e a ExpoT&C – maior feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do país –, o evento também contou com a SBPC Jovem, espaço voltado à divulgação científica para todos os públicos, onde a Fiocruz esteve presente com um estande especial, onde congregou suas unidades.

A Fiocruz Paraná integrou a programação da SBPC Jovem divulgando a ciência com muita leveza por meio de um acervo de produtos educativos interativos e lúdicos, fomentados pelo CNPq/MCTI, MPT/PR, Inova/Fiocruz, VPEIC/Fiocruz e VPAAPS/Fiocruz. O público pôde explorar jogos, materiais artísticos e instrumentos lúdicos que aproximam o conhecimento em saúde das diferentes faixas etárias, numa linguagem acessível e criativa.

Outro destaque foi o espaço SBPC Mulher, iniciativa inédita no Pavilhão da SBPC Jovem, com debates e atividades de valorização das mulheres e meninas na ciência. Neste espaço, a Fiocruz participou com o Programa Mulheres e Meninas na Ciência (PMMC), apresentando o  STEM na Saúde – um projeto de mentoria nacional coordenado por Cristina Araripe (VPEIC). A Fiocruz Paraná, por meio da sua Coordenação de Extensão e Divulgação Científica, apresentou os produtos desenvolvidos por Maria das Graças Rojas Soto no âmbito do PMMC, como o jogo de tabuleiro “No Rastro de Merit”, o álbum “Saem Elas das Janelas”, o quebra-cabeças e o cartão-postal inspirados na instalação artística “Toda Ciência Nasce de um Ventre”.

O estande da Fiocruz recebeu visitantes de todas as idades e autoridades como a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, e as coordenadoras do MCTI, Juana Nunes e Luana Bonone, além da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Cruz.

A interlocução da Fiocruz Paraná com o público foi mediada pela equipe da Coordenação de Extensão e Divulgação Científica do ICC, formada por Bianca Ribeiro, Greika Favile, Leon Perez e coordenada por Maria das Graças Rojas Soto, contribuindo para a integração das unidades e reforçando o compromisso da Fiocruz com a popularização da ciência, a equidade de gênero e a aproximação entre pesquisa e sociedade.


TOP