Fiocruz Paraná lamenta o falecimento de Marco Aurélio Krieger

por / terça-feira, 29 Abril 2025 / Categoria Destaque, Instituto Carlos Chagas

A Fiocruz Paraná manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (28/04) de Marco Aurélio Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz . Cientista brilhante e generoso, Krieger teve papel essencial na consolidação da Fiocruz Paraná e no fortalecimento do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), sendo responsável por marcos relevantes no desenvolvimento de tecnologias para a saúde pública brasileira.

Krieger também desempenhou um papel fundamental na formação de jovens cientistas, atuando como orientador, conselheiro e incentivador de grupos de pesquisa. Sempre otimista, acreditava na capacidade transformadora da ciência e fazia questão de criar ambientes de inovação e colaboração, apostando no potencial humano para a construção de um futuro melhor.

Como pesquisador do ICC, Krieger chefiou o Laboratório de Genômica Funcional, cuja área de interesse era o estudo da Regulação da Expressão gênica durante a diferenciação do Trypanosoma cruzi. Formou diversos mestres e doutores, dos quais muitos se tornaram pesquisadores do ICC. Seu trabalho, junto com Samuel Goldenberg, levou ao desenvolvimento da primeira patente internacional da Fiocruz, um kit diagnóstico para doença de chagas, em 1990.

Entusiasta da inovação tecnológica, Krieger liderou iniciativas estratégicas como o Programa Inova Fiocruz, incentivando projetos voltados às necessidades dos mais vulneráveis, e introduziu tecnologias de ponta, como terapias celulares avançadas. Representou a Fiocruz em importantes fóruns internacionais, sempre em busca de fortalecer a produção científica e a autonomia sanitária da América Latina.
Marco Aurélio Krieger deixa um legado de dedicação à ciência, à inovação e à saúde pública, além de exemplo de compromisso, humanidade e amor pela vida. Sua memória permanecerá viva no trabalho de todos que, inspirados por seu exemplo, continuarão a construir um Brasil mais justo e saudável.

Foto: Peter Ilicciev


TOP