Fiocruz Paraná integra discussões sobre ensino básico das escolas Sesi
Entre os dias 18 e 22 de março, uma equipe de professores e especialistas em educação do Sesi esteve reunida formulando o itinerário formativo de seus alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
Para a ocasião, foram convidados a participar como consultores especialistas de diversas áreas de formação, cabendo ao Instituto Carlos Chagas (ICC)- Fiocruz Paraná atuar na área de Biociências e Biotecnologia.
Convidada a participar das discussões sobre os anos iniciais do Ensino Médio no ano anterior, a coordenadora de Extensão e Divulgação Científica e atual vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto, este ano foi acompanhada da coordenadora da Assessoria de Novos Negócios e Inovação (Anni/ICC), Fabrícia Pimenta.
O encontro debateu unidades temáticas, objetos e objetivos de aprendizagem, habilidades e competências que orientarão os estudantes que elegem seguir a trilha de conhecimento da saúde. O propósito é aprimorar a formação do aluno que se interessa por essa área, preparando-o para atuar no setor e/ou seguir a carreira acadêmica e científica com uma base mais sólida.
A aproximação com o Sesi começou há menos de seis meses, quando a área de educação do ICC foi convidada a contribuir com o itinerário de alunos dos primeiro e segundo anos do Ensino Médio. Baseada nas respostas recebidas às perguntas sobre quais habilidades e competências consideramos que os alunos da área de saúde deveriam possuir e em quais setores poderiam eles atuar, a equipe do Sesi compôs o itinerário dos anos iniciais. Deste primeiro contato, resultou este segundo momento em colaboração.
“Ficamos surpresos e muito contentes em ver como nossa participação no ano anterior impactou nas disciplinas e competências previstas para os anos iniciais “, conta Maria das Graças. “Desta vez, somando a participação de Fabrícia, com formação em microbiologia e direito e uma longa trajetória de atuação com inovação em saúde, pudemos contribuir de forma mais específica na área de biociências e biotecnologia, que passou a incluir conhecimentos sobre o SUS, conceito ampliado de saúde, políticas e regulações específicas para o setor de saúde”, finaliza a vice-diretora.
“A oportunidade foi valiosa para introduzir temas atuais e relevantes da ciência para os nossos jovens, visando um ensino que impacte suas vidas e que possa orientá-los para suas escolhas profissionais”, declara Fabrícia.
O encontro foi organizado pelos membros da equipe da Gerência de Educação Básica do Sesi, Luciana Guimarães, Juliana Duarte e Matheus Santos, e as atividades rferentes a Biociências e Biotecnologia coordenadas pelo consultor de Ciências da Natureza no Sesi, Otávio de Oliveira, com a participação de professores e especialistas de vários estados do Brasil, além da equipe da Fiocruz Paraná.
Ao final, foi realizada uma reunião entre Fiocruz Paraná e Sesi nacional, por meio de sua Gerência de Educação, na qual foram identificadas sinergias para estreitar colaborações voltadas ao público de professores e estudantes do ensino básico. Estiveram presentes na reunião o gerente de Educação Básica do Sesi, Leonardo Pedreira, e os componentes de sua equipe Yves Melo e Luciana Guimarães. Representaram a área de educação e cooperações interinstitucionais da Fiocruz Paraná, Maria das Graças e Fabrícia, respectivamente.