Fiocruz Paraná implanta Assessoria de Novos Negócios e Inovação
Fruto de um esforço intenso nos últimos anos, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) conta hoje com a sua Assessoria de Novos Negócios e Inovação (ANNI), implantada recentemente. A iniciativa reforça a característica de inovação do ICC e o compromisso com a área, além de abrir novas perspectivas para o desenvolvimento de produtos e serviços que venham a contribuir para a melhoria da saúde pública. Com o portfólio de tecnologias disponibilizado em um portal da internet desde o ano passado, o Instituto participa atualmente das ações do projeto Ecossistemas de Inovação de Curitiba e Região Metropolitana, promovido pelo Sebrae Paraná e Fundação CERTI, com o apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento.
“Estamos trabalhando já há algum tempo para consolidar as ações na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Pretendemos criar uma estrutura que alavanque a captação de recursos para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento e construir competência para acelerar a inovação. A política interna da Fiocruz na área vem se estruturando e um exemplo concreto disso é o Projeto Inova, que marca o início da sensibilização e o estímulo à pesquisa translacional na Fundação”, explica a pesquisadora Andrea Ávila, coordenadora da Assessoria de Novos Negócios e Inovação do ICC. Segundo ela, o trabalho no Instituto foi construído com bases sólidas para dar apoio aos pesquisadores e prospectar parcerias importantes. “Nossa atividade é proativa, de busca de oportunidades. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do ICC já vinha buscando reforçar esse perfil de atuação e oferecer aos nossos cientistas todo o apoio necessário. Atualmente, temos um cenário mais consolidado e a ANNI é um resultado desse processo”, conta Andrea.
Para tornar os resultados das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do ICC em produtos ou serviços que alcancem a sociedade, a equipe da ANNI conta com profissionais experientes em áreas estratégicas. “Além das profissionais que já atuavam no NIT, Karin Goebel e Sabrine Losekann, responsáveis por estruturar o marketing tecnológico na nossa instituição, contamos hoje com a atuação de servidoras experientes como Bárbara Trigueiros, com competência na coordenação de projetos de desenvolvimento de medicamentos na indústria farmacêutica; Fabrícia Pimenta, com anos de experiência na área de inovação; e Raquel Salviati, que já desempenha um papel importante na área de cooperações no Instituto há algum tempo”, pontua a coordenadora da ANNI. Além delas, a equipe conta com a mestranda em PI e Transferência de Tecnologia, Paola Polla.
As reuniões com os participantes do projeto Ecossistemas de Inovação de Curitiba e Região Metropolitana serão frequentes. O espaço possibilita a conexão entre empreendedores, empresários, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, instituições de fomento e governo para, de forma colaborativa, desenvolver ações que apoiem o fortalecimento da inovação e da competitividade de suas empresas. “Esses encontros são uma oportunidade excelente para que possamos trocar experiências, ganhar visibilidade para nossas pesquisas e estimular pesquisadores a cumprir todas as etapas necessárias para proteger intelectualmente suas descobertas, que são fundamentais, e encontrar parceiros de acordo com suas necessidades”, finaliza Andrea.