Equipe do Lactas – ICC potencializa suas pesquisas sobre cânceres com captação maciça de editais de fomento

por / quinta-feira, 22 dezembro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A equipe do Laboratório de Ciências e Tecnologias Aplicadas em Saúde (Lactas) do Instituto Carlos Chagas – Fiocruz Paraná teve recentemente aprovados três projetos em editais de fomento do CNPq. Os pesquisadores Mateus Aoki, Dalila Zanette e Lucas Blanes foram contemplados em seus projetos que miram melhoria de qualidade de vida aos pacientes com diferentes tipos de câncer ao focarem na pesquisa de diagnósticos e tratamentos apropriados para esta doença.

Enquanto Aoki se volta para o diagnóstico de câncer de pâncreas, Zanette se debruça sobre o diagnóstico de câncer de bexiga e Blanes busca novas tecnologias para tratamento de câncer de mama. O Lactas intensifica sua atuação na pesquisa aplicada à população, em busca de solução aos problemas de saúde vivenciados por ela, principalmente os que mais angústias lhe causa pela falta de tratamento resolutivo.

Para o chefe do laboratório, Mateus Aoki, esta aprovação nos editais mostra a importância e atualidade da temática e representa um grande prestígio para o instituto. “O diagnóstico e avaliação prognóstica de câncer necessita de biomarcadores específicos, sensíveis e que possam ser amplamente aplicados. Já a pesquisa por resposta terapêutica personalizada é essencial no processo de cura e tratamento assertivo. Essas aprovações demonstram que estamos no caminho correto de pesquisa clínica oncológica voltada para saúde pública brasileira”, declara Aoki.

Os projetos “Biópsia líquida para diagnóstico de câncer de pâncreas por NGS através da detecção de mutações em KRAS, SMAD4, TP53 e CDKN2A em cell-freeDNA”, coordenado por Aoki, e “Determinação de um painel RNAs não-codificantes como biomarcadores em biópsia líquida urinária para diagnóstico e prognóstico de câncer de bexiga”, sob coordenação de Zanette, são realizados em colaboração com o Instituto de Câncer do Estado de São Paulo.  O projeto de Blanes, “Breast-on-a-chip: Uma plataforma drug delivery para avaliação de perfil transcriptômico de células tumorais mamárias sob exposição ao Pembrolizumab”, é desenvolvido exclusivamente no ICC. Em conjunto, os três projetos captaram um milhão e meio de reais, que serão destinados a avanços nas respostas sobre os cânceres para a sociedade brasileira.


TOP