Divulgação Científica da Fiocruz Paraná integra seminário de enfrentamento à desinformação

por / quinta-feira, 21 agosto 2025 / Categoria Instituto Carlos Chagas, Subdestaque

A Coordenação de Extensão e Divulgação Científica da Fiocruz Paraná esteve imersa no Seminário Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação, nos dias 29 a 31 de julho, em Salvador. O evento, promovido pela Fiocruz Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), reuniu cerca de 500 participantes entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da saúde, educação e comunicação, usuários do SUS, autoridades e representantes de instituições públicas, acadêmicas e científicas.

Sob a presidência do pesquisador Antonio Brotas, a programação contou com 115 trabalhos inscritos, avaliados por 65 pareceristas, além da participação de 50 monitores e mais de 40 palestrantes. As atividades envolveram conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, apresentações de pesquisas e relatos de experiências, além de oficinas voltadas a estudantes de escolas públicas de Salvador. Na ocasião, foi lançado o prêmio Igor Sacramento destinado ao melhor trabalho apresentado. Entre as autoridades presentes na abertura esteve a Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Cruz, representando o presidente da Fundação, Mário Moreira.

Atuação da Fiocruz Paraná

A participação da Fiocruz Paraná no evento foi intensa e abrangeu múltiplas áreas, desde a organização do evento, a avaliação de trabalhos, a oferta de oficinas, a composição de mesa redonda, até a exposição das tecnologias sociais educativas que desenvolve.

No pré-evento, em 29 de julho, a coordenadora de Extensão e Divulgação Científica da Fiocruz Paraná, Maria das Graças Rojas Soto, realizou duas oficinas para públicos distintos: “Jogos e passatempos: do prazer ao conhecimento”, voltada a estudantes do ensino médio, e “Arte e ludicidade: a sensibilidade na comunicação que alcança de mamando a caducando”, destinada a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais.

Durante a programação científica, Maria das Graças integrou a mesa “Fomento à Pesquisa: a desinformação na agenda do Ministério da Saúde”, que reuniu pesquisas aprovadas no primeiro edital do CNPq/MS sobre enfrentamento à desinformação (2024). Na ocasião, ela apresentou o projeto “Comunicação estratégica para a formação de uma Sociedade da Saúde”, reforçando a relevância do apoio a pesquisas em comunicação e divulgação científica. Além disso, atuou como avaliadora dos trabalhos submetidos.

“As oficinas, exposições e mesas que compusemos reforçam o papel da divulgação científica e do uso de estratégias comunicacionais diferenciadas para alcançar diferentes públicos e fortalecer o combate à desinformação em saúde”, destacou Maria das Graças.

Exposição e engajamento

O saguão do evento contou com exposições, entre elas as tecnologias sociais lúdicas desenvolvidas pela Fiocruz Paraná, que chamaram a atenção do público pela proposta de aproximar ciência e sociedade no enfrentamento à desinformação em saúde de forma leve e engajadora.

A equipe da Coordenação de Extensão e Divulgação Científica, formada por Bianca Isis, Greika Favile e Leon Perez, participou da organização e realização das oficinas, mediou as exposições educativas junto ao público e apoiou a execução do seminário, ao mesmo tempo em que acompanhou as palestras para ampliar sua formação na área.

Apoio institucional

O Seminário contou ainda com o apoio da Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

Com intensa participação da Fiocruz Paraná e de diferentes instituições parceiras, o Seminário consolidou-se como um espaço estratégico para refletir, debater e construir coletivamente soluções para o enfrentamento à desinformação em saúde no Brasil. Tão frutífero foi, que já lançou sua segunda edição, que acontecerá em 2027, sediada pelo Icict/Fiocruz, no Rio de Janeiro.


TOP