Assembleia Legislativa do Paraná celebra 125 anos da Fiocruz em sessão solene

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi tomado pelo espírito de celebração e reconhecimento na noite desta sexta-feira (15). Em sessão solene, parlamentares, pesquisadores e gestores se reuniram para homenagear os 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), marco da ciência e da saúde pública no Brasil. O ato também destacou os 26 anos da Fiocruz Paraná – Instituto Carlos Chagas – e os 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituições que consolidam a presença da Fiocruz no estado e reforçam sua contribuição à saúde da população brasileira.
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, ressaltou a importância da presença da instituição em solo paranaense. “O Estado do Paraná e a cidade de Curitiba receberam muito bem a Fiocruz. O IBMP foi a semente que plantamos aqui com apenas quatro pesquisadores, e que floresceu porque o terreno é muito fértil. Sempre tivemos o apoio da Assembleia Legislativa, do governo estadual, da Secretaria de Saúde e do Ministério Público. Hoje é uma das unidades mais produtivas do processo científico e tecnológico. Essa homenagem muito nos emociona, mas também nos honra e nos traz uma responsabilidade muito grande”, destacou.
Moreira também lembrou o papel histórico da Fiocruz em momentos críticos da saúde pública nacional. “A trajetória da Fiocruz se confunde com os grandes desafios de saúde pública do país, mais recentemente no enfrentamento da pandemia, quando colocamos toda a nossa competência científica e tecnológica no combate à maior crise sanitária do nosso tempo. Fizemos um bom trabalho e salvamos muitas vidas. Sem essa dedicação, as perdas seriam bem maiores”, afirmou.
Homenagem à Fiocruz Paraná
A Fiocruz Paraná, que completa 26 anos em 2025, também foi homenageada na solenidade. O diretor da unidade, Fabiano Borges Figueiredo, agradeceu em nome da equipe e ressaltou o compromisso regional da instituição:
“Essa homenagem simboliza o reconhecimento de uma ciência feita no Paraná para o Paraná e para o Brasil. É um orgulho representar uma instituição que conecta inovação, saúde e compromisso social.”
Na mesma ocasião, foi lembrada a trajetória da pesquisadora Patricia Shigunov, referência nos estudos sobre doenças genéticas raras e células-tronco no Instituto Carlos Chagas.
Reconhecimento ao IBMP
O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), criado em 2009, também foi homenageado. O presidente da instituição, Pedro Ribeiro Barbosa, recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná, concedido pela Lei 21.331/2022. Carioca radicado em Curitiba desde 2017, ele conduziu o instituto durante os anos críticos da pandemia de Covid-19.
“A homenagem é recebida por uma pessoa, mas nunca é pessoal. A conquista sempre é coletiva, fruto do trabalho da Fiocruz, do IBMP e da sinergia com as necessidades do Paraná. Foi aqui que encontrei acolhimento e um lugar de conquistas”, declarou.
O ex-deputado Michele Caputo, um dos autores da lei, destacou o papel de Barbosa na luta pela reforma sanitária e na consolidação do SUS. Ele lembrou a atuação decisiva do IBMP e da Fiocruz Paraná no enfrentamento da Covid-19, com a instalação da maior central de testagem do Brasil, que chegou a processar 11 mil exames RT-PCR por dia.
Proponente da homenagem
Autora da proposta da sessão, a deputada Márcia Huçulak (PSD) enalteceu a contribuição histórica da Fiocruz para a saúde pública brasileira. “Homenagear a Fiocruz é celebrar a própria história da saúde no Brasil, uma trajetória que conseguiu a proeza, apesar de todas as dificuldades, de tornar nosso país referência em atendimento universal, vacinação e controle de doenças”, disse.
A parlamentar lembrou os feitos da instituição desde o início do século XX, quando participou do combate à febre amarela e à varíola, até a produção das primeiras vacinas contra poliomielite, sarampo e febre amarela, e a concepção do Sistema Único de Saúde (SUS). “É a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde de toda a América Latina”, ressaltou.
Homenageados
Ao todo, a Assembleia Legislativa entregou 12 homenagens a gestores e pesquisadores vinculados à Fiocruz, à Fiocruz Paraná e ao IBMP. O troféu entregue aos condecorados trazia o símbolo do SUS em meio ao território paranaense, ladeado por uma araucária, árvore símbolo do estado.
Os homenageados foram:
- Marco Aurelio Krieger (In memoriam) – vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz
- Alexandre Padilha – Ministro da Saúde
- Mario Moreira – Presidente da Fiocruz
- Nísia Trindade – Ex-ministra da Saúde e ex-presidente da Fiocruz
- Fabiano Borges Figueiredo – Diretor da Fiocruz Paraná – Instituto Carlos Chagas
- Patrícia Shigunov – Pesquisadora da Fiocruz Paraná – Instituto Carlos Chagas
- Pedro Ribeiro Barbosa – Presidente do IBMP
- Fabricio Marchini – Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IBMP
- Viviane Monteiro Goes – Gerente de Produção do IBMP
- Cristina Reinert – Gerente da Qualidade no IBMP
- Maykon Luiz Nascimento Costa – Gerente de Operações Corporativas do IBMP
- Luciano Moreira – Diretor-presidente da Wolbito do Brasil
Foto: Valdir Amaral/Assembleia Legislativa do Paraná