Uso de fotografia como tecnologia social educativa é tratado em oficina da Fiocruz Paraná

A fotografia nunca esteve tão presente na vida das pessoas. Produzir boas imagens é hoje muito importante seja como expressão artística, profissional, pessoal ou até mesmo educativa. Por isso, o Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná) realizou nesta segunda-feira, 06, a quarta oficina preparatória da Mostra de Tecnologias Sociais Educativas que tratou do tema Produção Fotográfica.
O workshop online foi dirigido a professores e estudantes dos níveis fundamental e médio com o objetivo de apresentar a fotografia como ferramenta para o desenvolvimento de produtos educativos voltados para a saúde e a valorização da cidadania e como instrumento de amplificação dos princípios da Agenda 2030 na educação. A videoaula foi ministrada pelo fotógrafo e artista plástico Itamar Crispim e pela vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do ICC, Maria das Graças Rojas Soto.
“A fotografia é uma pintura em que, com o uso de tecnologia, você fixa uma imagem através do domínio da luz”, ensinou Crispim. Segundo ele, seja com sofisticados equipamentos fotográficos, ou seja com um mero celular, uma boa fotografia será sempre caracterizada pela forma com que a luz incide na imagem, conferindo-lhe intensidade, estética e emoção. “A questão não é o equipamento que você usa. Você sempre vai usar o cérebro, o olho e um dedo”, explicou.
Maria das Graças Rojas Soto complementou que, para a Mostra, professores e alunos devem desenvolver produtos educativos que utilizem a fotografia com as características das tecnologias sociais, como “tratar das questões dos territórios, ter objetivos educativos e ser democrático”. A íntegra da videoaula pode ser acessada no link abaixo, no canal do YouTube da Extensão do ICC Fiocruz Paraná. Na próxima segunda-feira, a quinta oficina preparatória irá tratar de Jogos e Games.
Acesse a íntegra aqui: https://tinyurl.com/5n8cz65r