Fiocruz Paraná destaca comportamento vacinal e tecnologias sociais na XXVII Jornada da SBIm

por / terça-feira, 16 setembro 2025 / Categoria Destaque, Instituto Carlos Chagas

De 3 a 5 de setembro, a Fiocruz Paraná participou da XXVII Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Considerado o maior evento mundial dedicado exclusivamente à imunização, o encontro reuniu cerca de 2.000 profissionais de saúde em quase 90 atividades, ministradas por cerca de 180 palestrantes brasileiros e estrangeiros.

A instituição foi representada por Maria das Graças Rojas Soto, psicóloga atuante em pesquisas psicossociais e coordenadora de Extensão e Divulgação Científica da Fiocruz Paraná, que integrou duas mesas-redondas sobre hesitação vacinal, um dos maiores desafios atuais para a saúde pública.

Na mesa “Hesitação vacinal – entendendo o que leva as pessoas a hesitarem na hora de vacinar”, ela apresentou a palestra “Entre a dúvida e a decisão: o comportamento vacinal hoje”, trazendo a reflexão sobre fatores psicológicos, socioculturais e ambientais que influenciam a tomada de decisão. Já na mesa “5 Cs da hesitação vacinal: estratégias para reconstruir a confiança e ampliar a cobertura”, tratou do tema “Responsabilidade coletiva: reconstruindo o vínculo entre população, autoridades e profissionais da saúde”, destacando caminhos, resultados e perspectivas do projeto “Sociedade da Saúde”, desenvolvido junto a catadores de materiais recicláveis com apoio inicial do MPT e atualmente do CNPq/MS. Esta discussão ressaltou a importância da ação coletiva com participação de múltiplos atores e instituições na promoção da saúde e do exercício da cidadania, mencionando também a parceria da Fiocruz Paraná com a Justiça Federal do Paraná por meio do “Projeto Aproxima”, iniciativa que reúne 15 instituições das três esferas de governo na garantia de direitos da população paranaense.

A Fiocruz Paraná também esteve presente com uma exposição das tecnologias sociais educativas produzidas pela Coordenação de Extensão e Divulgação Científica, mediada junto aos participantes por Bianca Ísis e Greika Favile, membros da equipe. Pelo segundo ano consecutivo, a exposição atraiu visitantes interessados em conhecer os materiais, que já vêm sendo utilizados em treinamentos de equipes de saúde em diferentes regiões do país.

“É sempre um prazer participar deste encontro que reúne tantos profissionais interessados na imunização. É tão nova quanto fundamental a incorporação de especialistas que estudam o comportamento humano, e receber esse convite da SBIm confirma a abertura dos organizadores e o compromisso em estabelecer um diálogo amplo que favoreça a vacinação da população”, afirmou Maria das Graças. “Foi também uma grande alegria constatar que, ainda que ao lado de grandes indústrias farmacêuticas, a exposição de nossos materiais impactou e transformou cotidianos. Digo isto com base nos relatos dos visitantes, que nos conheceram no ano passado e se fidelizaram, passando a seguir nossas redes sociais e usar nossos produtos, deixando depoimentos muito gratificantes”.

A presença da Fiocruz Paraná na XXVII SBIm reafirma o compromisso da instituição em fortalecer a saúde pública por meio da ciência, da educação e do estímulo à vacinação como bem público essencial.


TOP