Assembleia Legislativa do Paraná homenageia pesquisador do ICC por sua atuação no monitoramento de variantes do coronavírus no Estado

por / sexta-feira, 25 Fevereiro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Em 24 de fevereiro, o deputado estadual Michele Caputo (PSDB – PR) visitou o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná). O parlamentar foi recebido pela direção do ICC e entregou ao pesquisador Helisson Faoro, do Laboratório de Ciências e Tecnologias Aplicadas em Saúde, uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, por sua contribuição nos debates das Reuniões da Frente Parlamentar do Coronavírus.

O ICC vem atuando com protagonismo na identificação e no monitoramento das linhagens do SARS-CoV-2 que circulam no estado, por meio do sequenciamento genômico de amostras de pacientes infectados com a COVID-19. O trabalho, coordenado por Helisson, é desenvolvido no âmbito das ações da Rede Genômica da Fiocruz e realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Laboratório Central (Lacen-PR), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e a Secretaria Estadual de Saúde. 

Durante o encontro com o deputado e sua comitiva, o pesquisador apresentou um panorama dos resultados da pesquisa de monitoramento das variantes nas regiões paranaenses, com base nos relatórios publicados semanalmente pela Rede Genômica.

“A Rede Genômica da Fiocruz realiza a análise de amostras de todo o país. Trouxemos essa competência para o ICC e conseguimos uma amostragem recorde e números mais precisos e abrangentes”, explicou Helisson.

O reconhecimento recebido reforça a articulação do Instituto com os parlamentares em busca da melhoria da saúde pública dos paranaenses.

“Esta sensibilização dos representantes da população na Assembleia Legislativa para questões de emergência é um marco importante para a saúde pública no estado. A homenagem recebida dessa Casa por um pesquisador nosso evidencia o envolvimento do ICC com as pesquisas que fortalecem o SUS em um momento de crise sanitária e o empenho, concomitante, em levar à sociedade os resultados destas”, afirma o diretor do instituto, Stenio Fragoso.

 


TOP