Fiocruz Paraná amplia visibilidade na região Sul do país com o programa ICC de Portas Abertas

O programa ICC de Portas Abertas, inciativa voltada à visitação da Fiocruz Paraná, tem se consolidado como uma ponte entre a ciência produzida no instituto e a sociedade. O calendário anual de visitação para 2025 foi lançado em 20 de janeiro e a procura foi tão intensa que apenas dez dias após o lançamento todas as 40 datas disponibilizadas para o ano já estavam esgotadas, dando início a uma lista de espera antes mesmo do início das visitas, que se deu no dia 18 de fevereiro.
Com periodicidade semanal, o programa teve como público majoritário estudantes de graduação de instituições privadas de Curitiba. O programa registra, no entanto, aumento de interesse de instituições de outros estados, com agendamentos de entidades de Jaraguá do Sul (SC), Irati (PR), Ponta Grossa (PR), São Bento do Sul (SC), Videira (SC) e Farroupilha (RS). Até o final de junho, 21 instituições já aguardam na fila de espera por uma vaga para conhecer o instituto.
Idealizado e implementado por Maria das Graças Rojas Soto, coordenadora de Extensão e Divulgação Científica do ICC, o programa foi criado com o intuito de aproximar o público do trabalho desenvolvido pela Fiocruz Paraná e estimular o interesse pelo programa de pós-graduação do instituto e pelas ciências da saúde. “Criamos o ICC de Portas Abertas com o propósito de apresentar a Fiocruz Paraná para a sociedade, tornando-a mais visível no município e no estado, uma vez que observamos que a população pouco nos conhecia. Esse alheamento do nosso instituto impacta negativamente em nós, que precisamos atrair estudantes para nosso curso ,recursos para o desenvolvimento das nossas atividades, e cumprir com nossa missão de estímulo às vocações científicas, e, na sociedade, que perde a possibilidade de aproximação com um braço forte da Fiocruz, de excelência em saúde pública, e que lhe está tão próximo”, afirma.
As visitas são conduzidas por Bianca Ribeiro e contam com a participação de pesquisadores e tecnologistas que se disponibilizam a apresentar suas pesquisas e laboratórios. Neste semestre, participaram do programa Alexandre Costa, Augusto Ramos, Bruna Marcon e Michel Batista.
Pesquisadores e tecnologistas do instituto que desejarem integrar as visitas são convidados a manifestar interesse pelo e-mail visitas.icc@fiocruz.br. O calendário com as datas disponíveis pode ser acessado pelo site www.icc.fiocruz.br/visitas.