Fiocruz firma parceria com a University of Glasgow
20/12/2014

Simone Kropf, pesquisadora da COC/Fiocruz, palestrou e reforçou a importância da atuação do cientista para a vida pública do país

Negociado por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), a Fiocruz assinou, em setembro de 2014, um acordo de cooperação com a University of Glasgow, da Escócia. A iniciativa prevê o desenvolvimento conjunto de projetos entre pesquisadores e alunos de pós-graduação das duas instituições, nas áreas de interesse mútuo, incluindo doenças infecciosas e doenças negligenciadas. Os projetos podem contemplar, entre outras ações, a realização de palestras e organização de simpósios e o intercâmbio de informações e material acadêmico.

“É uma grande oportunidade para os pesquisadores da Fiocruz interagirem com uma das mais antigas universidades da Europa, fundada em 1451”, ressalta a pesquisadora do ICC que coordena o projeto no âmbito da Fundação, Andrea Ávila. “Já no contexto desta cooperação, está em andamento um plano de trabalho que pretende criar novas tecnologias no Brasil para os estudos sobre a biologia molecular do T. gondii, parasita causador da Toxoplasmose”, completa.

Andrea ainda reforça que a parceria com o pesquisador Markus Meissner, do centro de parasitologia da Wellcome Trust, sediado na Universidade de Glasgow, foi fundamental para alcançar o resultado.“Como uma das primeiras iniciativas da cooperação, realizamos aqui no ICC o curso internacional Dissecando o estilo de vida de parasitas do filo Apicomplexa: Da Bioinformática aos fenótipos em outubro do ano passado”, conta Andrea. “Markus foi um dos coordenadores do treinamento que incluiu na lista de professores convidados nomes como o Chefe da Unidade de Pesquisa do Instituto Pasteur, Artur Scherf, e o Dr. Mohamed Ali-Hakimi, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde (INSERM, na sigla em francês), além de cientistas de várias instituições do Brasil e de países como Estados Unidos e Austrália”, complementa a pesquisadora.


Markus Meissner, do centro de parasitologia da Wellcome Trust, foi um dos coordenadores do curso internacional sediado no ICC e fruto da parceria com a University of Glasgow.

O curso contou com quatro dias de programação – de 27 a 31 de outubro – e contabilizou 44 participantes entre alunos de pós-graduação e pós-doutorandos, sendo 39 brasileiros de diferentes estados, além de três argentinos, um colombiano e um mexicano. Foram oferecidas aulas teóricas, workshops e sessões de laboratório que abordaram tópicos avançados de pesquisa em bioinformática, biologia celular e molecular de parasitas apicomplexas, principalmente nas espécies causadoras de malária e toxoplasmose.

Além do curso, a estudante Mariana Serperloni que concluiu seu doutorado pelo ICC, está hoje realizando intercâmbio científico na Universidade de Glasgow em um laboratório considerado uma referência na área de parasitologia e coordenado por Markus Meissner através de um estágio de pós-doutorado. “Este é mais um dos frutos dessa cooperação. Estamos muito orgulhosos e temos certeza de que a iniciativa poderá nos trazer ainda mais avanços e conquistas”, finaliza Andrea Ávila.

Interessados em saber mais sobre a parceria com a University of Glasgow podem entrar em contato com a pesquisadora do ICC e coordenadora do projeto pelo email aravila@fiocruz.br ou pelo telefone (41) 2104-3321.



ASCOM/ICC
Assessoria de Comunicação Instituto Carlos Chagas
TOP