Curso de inverno do ICC reúne participantes de diferentes regiões do país
23/07/2015 - Renata Fontoura/Ascom ICC


III Curso em Biociências e Biotecnologia conta com 80 participantes, que terão a oportunidade de conhecer as atividades do ICC nas próximas duas semanas

No último dia 20 de julho, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) abriu as portas para os 80 estudantes de graduação e recém-formados inscritos no III Curso em Biociências e Biotecnologia, edição 2015 do seu curso de inverno. Em duas semanas de intensa programação, os alunos de diferentes regiões do país, que optaram por estudar durante as férias do meio do ano, terão a oportunidade de conhecer as atividades do ICC e ter um contato mais próximo com técnicas utilizadas em pesquisa básica e aplicada desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa da unidade regional da Fiocruz.

Na abertura da programação, o diretor do Instituto, Samuel Goldenberg, deu as boas-vindas a todos e apresentou a estrutura da Fiocruz e do ICC. O pesquisador também falou sobre a decisão de abraçar a ciência como profissão e sobre o início da carreira. “Tive essa vocação desde cedo. Vejo que estão investindo em vocês durante essas férias e tenho certeza que, durante esses dias, aprenderão e conhecerão uma série de novos conceitos, além de entender melhor a atuação do Instituto Carlos Chagas”, pontuou Samuel. “O curso de inverno é muito importante porque reforça uma preocupação constante da Fiocruz, que é a de permear para a sociedade, para quem está fora da instituição, o que desenvolvemos aqui”, ressaltou o diretor.

A estudante de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Daliane Cristina Pacheco, resolveu participar do curso para ter certeza do caminho profissional que quer seguir. “Pretendo trabalhar com diagnóstico de doenças infecciosas e, como estou ainda no primeiro período, essa será uma oportunidade para ter certeza e ver se é isso mesmo que eu quero. Além disso, aqui em Curitiba é difícil ter iniciativas como essa, já que geralmente os congressos e seminários são sobre temas específicos como genética e biologia marinha, por exemplo”, pontou a estudante.

A aluna de graduação do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Paraná, Franciê Assis Melo Faria, se inscreveu no curso para conhecer a possibilidades da carreira na área da pesquisa científica. “Vim por indicação de uma amiga que trabalha no ICC. São muitas as áreas que posso seguir, por isso, é bom ouvir os palestrantes para conhecer o trabalho que desenvolvem e poder tomar uma decisão de que área seguir. Estou ansiosa para conhecer os laboratórios”, conta Franciê.

Em duas semanas de aula, divididas em dois módulos, o curso foi organizado e será ministrado por Mestres e Doutores, incluindo pesquisadores convidados, alunos e orientadores do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PGBB) do ICC. O primeiro módulo contemplará Simpósio Temático sobre tópicos avançados em Biociências e Biotecnologia (aberto a todos os participantes) e o segundo, de Cursos Teórico-práticos (voltados exclusivamente para alunos de Graduação, selecionados dentre os participantes do Simpósio Temático).


A edição 2015 do curso de inverno do ICC recebeu estudantes de várias regiões. Dos 80 inscritos, mais de 50 vieram de outras cidades e estados

Nosso Curso de Inverno
Mini Cursos
TOP