Avanços nos estudos com células-tronco são destaques na aula inaugural do ICC
11/03/2015

Evento recebeu a pesquisadora da USP, Lygia Pereira, e marcou o início oficial da IV Jornada de Pós-graduação da unidade

O panorama histórico, os desafios e avanços das pesquisas com células-tronco desenvolvidas no país e no mundo nos últimos 25 anos. Estes foram os temas abordados durante a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), realizada no último dia 09 de março. O evento, que também marcou o início da IV Jornada de Pós-graduação do ICC, recebeu como palestrante a pesquisadora do Laboratório de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), da Universidade de São Paulo, Lygia Pereira.

A convidada ressaltou que, apesar dos progressos já conquistados na área, ainda há muito o que se investigar. “As pesquisas, embora promissoras, ainda não apresentam resultados concretos para a utilização da terapia celular na cura de algumas doenças. “Os alvos dessas investigações hoje também estão voltados para o desenvolvimento de novos medicamentos, para aumentar sua eficiência e amenizar as reações adversas, por exemplo. Além disso, é necessário sempre reforçar o grande ganho que esses estudos trazem para a pesquisa básica”, expôs a palestrante.

A presença do tema na mídia foi um dos aspectos levantados durante a apresentação. “Em 2006, uma importante revista de circulação nacional estampou na capa uma manchete que dizia ‘Medicina que faz milagres’. Essa percepção se vale do desespero das famílias para vender a terapia com células-tronco para a cura de doenças como mal de Parkinson, esclerose múltipla e até HIV”, ponderou Lygia. “Eu entendo a expectativa e urgência dos pacientes e de seus familiares, mas a pesquisa séria, além de ser audaciosa, tem que ser cautelosa e por isso eu digo que estamos na fase da promessa, bem embasada, com muitos testes promissores”, completou a cientista da USP.

Pesquisadora da USP, Lygia Pereira, falou sobre os avanços alcançados na pesquisa com Célula-tronco

Para finalizar sua apresentação, a convidada falou sobre a criação, pelo seu grupo de pesquisa, de um banco de células-tronco de pluripotência induzida. São células adultas induzidas artificialmente para reproduzir a capacidade de formar qualquer tipo celular. As primeiras pesquisas com o banco poderão começar a ser desenvolvidas em dois ou três anos e ele será formado a partir de amostras de sangue coletadas pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa) - iniciativa do Ministério da Saúde que monitora, com entrevistas e exames clínicos, a saúde de 15 mil pessoas ao longo de 30 anos para avaliar os fatores de risco de doenças crônicas.

Com isso, além das células de uma amostra significativa da população, estarão disponíveis dados clínicos relativos ao material. “Isso servirá, em um futuro bem próximo, como uma população brasileira in vitro”, comemora Lygia. “Teremos possibilidade de identificar, numa população, a eficiência de uma droga, por exemplo. Existem diferenças na eficiência dessas drogas, que são decorrentes do perfil genético da população. Neste caso, os testes podem ser direcionados a população brasileira e assim será possível avaliar com maior precisão o que funciona melhor ou não”, exemplificou a pesquisadora.

A aula inaugural também marcou o início das atividades da IV Jornada de Pós-graduação do ICC. Nessa edição, 47 alunos farão, de 09 a 12 de março, a apresentação oral dos seus trabalhos e os melhores serão premiados pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia da unidade. Presentes no evento, os alunos puderam ouvir da palestrante um relato que, apesar de estar direcionado para área de pesquisa com células-tronco, certamente poderá contribuir para direcionamento de suas carreiras. “Nesta área, enquanto pesquisadores, é necessário que tenhamos sempre o equilíbrio entre ousadia e responsabilidade. Por um lado, levar em consideração a noção de urgência e, por outro, desenvolver pesquisas com segurança, seguindo o método científico”, finalizou Lygia.

TOP